sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

ANO ZERO

Esta é a minha 3ª época a treinar uma equipa de futebol jovem do Alhandra, sem ter qualquer tipo de experiência como treinador, foi-me incumbida a difícil tarefa mas também aliciante de treinar miúdos com 9 e 10 anos, o que por si diz tudo, muita vontade de jogar a bola, correr, saltar e acima de tudo brincar, pois naquelas idades a brincadeira faz parte activa do seu desenvolvimento, por isso quase tudo se resume a brincadeira.
Nesse ano tive a grande ajuda do nosso amigo Ricardo Porém, também para ele foi a 1ª vez nestas andanças, por isso, formamos a equipa técnica mais improvável, que o Alhandra alguma vez pensou ter nos seus quadros técnicos. Mas a inexperiência deu lugar a uma coisa muito séria, motivadora e engraçada, por parte de nós os dois, como os dois dizemos em tom de brincadeira, tivemos presentes no ano zero, ano que este que o clube tentou se organizar em termos directivos e fez algumas mudanças em termos estruturais, para uns bem, para outros mal, mas acima de tudo houve mudanças.
Foi-nos entregue a equipa de infantis de futebol 7, mais uma novidade, pois tanto eu como o Ricardo tínhamos poucas ou nenhumas referências deste tipo de futebol, também ficamos entregues ao departamento médico(só com água fazíamos maravilhas), também fomos delegados, roupeiros, marcadores de campo, etc. Mas para nós o facto de estarmos a treinar uma equipa de miúdos no nosso clube do coração era o mais importante e motivador.
Acima de tudo tentamos que os miúdos se divertissem tanto como nós, incutimos espírito de amizade, camaradagem e honrar o nosso emblema por todos os campos por onde jogamos, mesmo às vezes com pesadas derrotas, mas também nas tão saborosas vitorias que aqueles miúdos iam conseguindo.
Foi das experiencias mais importantes da minha vida, pois deu-me a oportunidade de liderar um grupo de homenzinhos(para quem acha que é fácil, está completamente enganado), aprendi muito com aqueles 15 miúdos, mesmo sem que eles se tenham apercebido, deram-me grandes lições, que vão estar presentes comigo até ao final da minha vida, podem até achar estranho mas depois de liderar um grupo de miúdos, que nem as cuecas sabiam vestir, passei a enfrentar com muito mais naturalidade e coragem os problemas que me iam surgindo na minha vida profissional, pois só assim podemos evoluir, aprendendo com todos, mesmo com os mais pequenos e menos sábios.
Com o passar do tempo, fomo-nos afeiçoando aqueles putos, ganhamos 15 AMIGOS para o resto das nossas vidas(para mim já são quase filhos, pois com o passar do tempo alguns já têm bigode).
Aquele ano zero deu-me vontade de continuar, por isso já vou no ano 3 com a mesma vontade de ensinar e aprender.
Este texto já leva uns anos de atraso, mas nunca é tarde para agradecer, por isso a todos que fizeram parte do ano zero, Jogadores, Pais e toda a gente que nos acompanhou o nosso muito obrigado.

Mister:
Carlos Justino
Ricardo Porém

PS. Amanhã vou por fotos para vermos as diferenças, depois falo da época do ano passado.

Sem comentários: