segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Obras na Hortinha

Apesar dos trabalhos já terem terminado há algum tempo, reparei que ainda nem sequer se tinha agradecido aqui no blog pela obra e como mais vale tarde do que nunca, o mínimo que se pode fazer é agradecer e registar aqui quem levou a cabo esta nobre empreitada.

O que começou por ser uma simples abertura de valas nas laterais do campo em Julho, para durar aproximadamente uma semana, acabou por demorar muito mais tempo. Com outros acabamentos e melhoramentos que foi possível fazer a obra está concluída e vai ser complementada pelo novo piso que esperemos não tarde muito a vir.

Além das já referidas valas que foram feitas de raiz, foram também arranjados colectores de esgoto partidos, substituídos tubos de água podres, acrescentadas caixas para recolha da terra, e tudo isto com uma pá partida, um carrinho de mão, uma picareta emprestada e uma Enxada…. Ah… e 0.000.000,00 euros! Para quem como eu não percebe nada de obras e viu o estado em que o campo estava semanas após termos começado a obra…parecia impossível que tudo chegasse a bom porto, mas a verdade é que chegou.

Os Engenheiros da obra foram: o Vitor Hugo Marques(chefe-de-obra), o Carlos Justino, o Nuno Felix, o Rui Pedro e ainda do César(em part-time). O Zé da Cruz esteve sempre disponível para tratar dos assuntos pendentes durante o dia, para que conseguíssemos prosseguir com a obra à noite. A eles um muito obrigado.

Sair do trabalho, para ir para o campo cavar, chegar a casa fora de horas para jantar, cansados e cheios de terra, durante varias semanas, como me disseram um dia desses “isso não é trabalhar pelo clube, desculpa lá mas isso é uma doença… e gravíssima!”

Temos de agradecer também à Ciarga Alhandra (Sr.ª Helena Silva e Eng.ª Graciete Sardinha) pela argamassa, à Cimianto (Sr. João Rodrigues) pelos tubos, ao Bispo pela ajuda na reparação da canalização, à Junta de Freguesia pela gravilha e à Câmara Municipal pela areia e pelo cimento. Obrigado também à equipa do SMAS que esteve na Hortinha nos dias 19, 21 e 22 de Julho pela disponibilidade que demonstraram (a contrastar com da falta de vontade de alguns Encarregados e Engenheiros do SMAS).

Na segunda fase dos melhoramentos era para nivelar o campo e preenchê-lo com Saibro e contámos com alguma abertura da C. M. de Vila Franca de Xira e ajuda da Junta de Freguesia de Alhandra. O Campo já foi nivelado, agora só falta vir o Saibro (espero que brevemente).

Com isto é expectável que o campo não ganhe tantas poças, que as caixas consigam escoar a água convenientemente e que o piso não seja tão agressivo como nos últimos anos. Mas fica desde já o aviso, o Campo tem problemas que obras nenhumas resolvem, por isso os problemas foram minimizados, não foram eliminados.

2 comentários:

Anónimo disse...

da minha parte não era necessário agradeceres, porque fui a maneira de perder uns kilos á minha dieta

Anónimo disse...

De agradecimentos está o mundo farto, venha de lá mas é esse jantar no VOLTAR AO CAIS.
PS: Já agora quem é o gordo que está a falar, é porque estavam lá tantos.