terça-feira, 9 de setembro de 2008

Mensalidades

Desde há alguns anos a esta parte, estando dentro do associativismo mas seguindo o Futebol do Alhandra como adepto, achava perfeitamente descabido os atletas das camadas jovens do Futebol do Alhandra não pagarem uma mensalidade, nem que fosse um valor simbólico.
Um jovem hoje em dia paga em qualquer actividade desportiva, recreativa e/ou cultural e a Secção de Futebol do Alhandra com as limitações financeiras que tem não se pode dar ao luxo de não cobrar uma mensalidade que é, como passo a explicar e a quantificar de seguida, não mais do que uma pequena participação do atleta nos custos que o clube tem com ele.

O Orçamento de Tesouraria do Alhandra para a época de 2008/2009 prevê um total de Despesas na ordem dos 36.670,00 eur. Se contarmos com todos os atletas inscritos nos escalões federados, cerca de 115 (não conto com os escalões do pavilhão porque pagam uma mensalidade diferente que cobre na totalidade os custos de funcionamento destas camadas), o custo anual de cada atleta ao Clube é de aproximadamente 318,87 Eur.

- Se um Atleta paga 5 Euros durante dez meses, a sua contribuição para este custo é de 50 euros ou seja, apenas 16% do seu custo total.

- Se o Clube fosse cobrar o valor efectivo do serviço que presta, o valor mensal a pagar por atleta seria sempre superior aos 35 euros.

Espero com isto conseguir esclarecer devidamente quem ainda tem duvidas sobre a necessidade da mensalidade ou quem defenda que o pagamento desse valor permite exigir mundos e fundos, porque a implementação desta medida foi alvo de alguma resistência (perfeitamente aceitável e legítima) que é normal sempre que há alguma mudança mais significativa e houve inclusive algumas falhas na sua aplicação no ano passado, no entanto, penso que estão criadas as condições para que tudo funcione obrigatoriamente melhor esta época. A cobrança da mensalidade é antes de mais uma questão de princípio, tendo sempre presente que ninguém deixa de jogar no Futebol do Alhandra Sporting Club por não poder pagar a mensalidade, mas não poder é totalmente diferente de não querer.

1 comentário:

Rita disse...

O texto parece-me bastante esclarecedor. na minha opinião deveria ser exposto na vi trine no campo da hortinha para que qualquer sócio ou os encarregados de educação dos atletas possam ler.