terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

PAIS, FILHOS E TREINADOR

Hoje vou escrever sobre pais, filhos e treinador em relação aos treinos. Escrevo, baseado na minha pouca experiência como treinador de jovens, tanto Infantis como Iniciados.
Devo dizer que é com muita pena que vejo o Mister Paulo a sair do comando técnico da sua equipa, mas por vezes é com decisões difíceis (e tenho a certeza que foi, para quem as tomou) que se leva o clube para a frente. Apesar de treinar a equipa de Iniciados, tento estar a par das outras equipas, ainda mais os Infantis, que para o ano muitos são Iniciados, por isso já vi alguns jogos e também treinos ao longo da 1ª Fase, quero com isto dizer, que não escrevo sem conhecimento de causa.

Muitos dos pais tinham como sua bandeira contra o treinador, a falta de disciplina nos treinos, cabines, falta de companheirismo, faltas de respeito tanto com o Treinador como com o Clube, e mais algumas coisas que os próprios pais iam-me relatando ao longo da época, não quero, nem ele precisa que eu seja advogado de defesa do Mister Paulo, pois cada um tem o seu feitio e forma de trabalhar, mas o que quero dizer, é que muitos pais assistem aos treinos e por sua vez às faltas de respeito, faltas de empenho e muita indisciplina, também não quero tirar responsabilidades ao Mister que as têm e muitas, mas será que os pais não têm a obrigação de corrigir os filhos de repreendê-los e até em casos extremos castiga-los, ao assistirem nas bancadas a tanta indisciplina como eles próprios relatavam, será que alguma vez os questionaram sobre estes ditos comportamentos em campo, será que alguma vez falaram com o Mister em frente ao miúdo e deram razão ao Mister, será que a disciplina em 1º lugar não deve vir dos pais, será que os Misters têm obrigação de educar alguém, neste caso em particular em 4 meses?

Se o Mister deixar de treinar ou de se empenhar em certos jogadores os Pais aprovariam, jogar a bola não é obrigação ou seja não saiu no edital da Junta de Freguesia a obrigação de se apresentarem no campo, vão porque gostam de Futebol e de fazer Desporto, a única obrigação de toda a gente que trabalha no Alhandra é de ensina-los se estiverem dispostos a isso, mas há muitos que não estão, mas até esses os Misters ficam com eles na equipa, mas se os mandarem embora choram eles e os pais ficam chateados, porque o mister é mau, depois se ficam, acabam as preocupações, hora do treino é hora de brincadeira e muitas vezes hora das faltas de respeito.

Alguns pais deixam-nos entregues aos Misters e limitam-se a comentar no bar as tácticas e as opções da equipa técnica, devendo eles ser parte activa na formação do filho enquanto jovem atleta, dialogar com o filho se possível assistir aos treinos, falar de forma crítica, não só para os Misters, também para os filhos, para que de facto tudo corra bem tanto em termos desportivos como disciplinares, pois se os Misters estão a lidar com atletas, os pais estão a lidar com filhos, mas no futebol as responsabilidades são sempre dos Misters, será que não deviam ser repartidas entre pais, treinador e atletas?

Não estou só a falar da equipa de Infantis mas de todas, por vezes não é fácil lidar com miúdos, principalmente quando são muitos, e às vezes é no futebol que encontram regras e como é óbvio tentam quebra-las.

Vamos agora dar todo o apoio a nova Equipa Técnica, Pais, Atletas, Dirigentes, pois sei que aqueles miúdos têm muito valor, para eles e equipa técnica boa sorte, e muito empenho durante a semana.

Mister: Carlos Justino

5 comentários:

Anónimo disse...

tudo o que foi aqui dito pelo mister 28 é verdade, e é um facto que é frequentemente visto no alhandra, muitos país criticam os treinadores, encontrando sempre algo para criticar, em vezes de se meterem do lado do treinador e perceberem que o que nós queremos é o bem dos miúdos e que o que fazemos é sempre a pensar na equipa e no bem estar dos jogadores, é verdade que o mister Paulo tinha dificuldades em impor disciplina, mas ele sempre foi amigo destes miudos e fez tudo por eles, e secalhar a culpa nao foi só dele, e como eu ontem expliquei aos miúdos, a culpa também foi deles, porque se eles fossem miudos bem educados, se comprissem as coisas, se soubessem respeitar o paulo como uma pessoa adulta e como mister, nao era preciso ter chegado a este ponto. Queria agradecer o Paulo, que nunca faltou a um treino desde o inicio do campeonato! E desejar-lhe muitas felicidades. Também queria mostrar o meu contentamente com o trabalho da direçao porque mais uma vez, mostra que anda atenta a todos os escalões e que toma decisões para melhorar o futebol deste grande ALHANDRA! Por fim, gostava de dizer que tive uma converça com os míudos, no final do último treino, e que estes ficaram comovidos e tristes e perceberam que tudo o que eles tinham feito até agora estava mal, e mostraram a vontade de mudar e de serem uma equipa unida e forte! Do meu lado farei tudo para que assim seja, e ajudarei-os a mudar a imagem dos infantils do alhandra, e dar felicidades a estes miúdos e a todos os que nos acompanham! obrigado assinado: Mister tiago (francês)

Hugo Marques disse...

No "post" anterior já tive oportunidade de agradecer a dedicação do Mister Paulo.
No entanto e no seguimento do que foi dito pelo Carlos Justino e pelo Tiago, não posso deixar de referir que aquilo que aconteceu foi a responsabilização de alguém pelo que estava a acontecer. E neste caso é muito importante distinguir aquilo que é assumir a responsabilidade de algo, e ter a culpa, porque são na minha opinião, Interpretações diferentes.
Acho que o Mister Paulo era o responsável, mas não o culpado, ou pelo menos não o único culpado.
Como tive oportunidade de lhe transmitir ontem, quando não gostamos das pessoas, ou quando vemos que as pessoas não se dedicam, é bem mais fácil tomar certas decisões, não foi o caso, a decisão transmitida ontem foi uma decisão difícil, apesar de muito ponderada.
Vamos ver se a equipa agarra a oportunidade de um novo começo, porque o que aconteceu foi uma importante lição para todos, ou pelo menos para aqueles que estão disponiveis para aprender...

Anónimo disse...

Boa noite, Ricardo Silva treinador dos Infantis do Arrudense, e ex-jogador do Alhandra Sporting Clube.

Não posso deixar de transmitir uma palavra de apoio ao Mister Paulo.
Acho que as palavras do Mister Carlos Justino(um abraço 28), se ajustam perfeitamente ao momento.

Por vezes pensamos que o futebol é só vitórias, mas não, é muito mais do que isso. É ensinar a cumprir horários, regras, e depois sim, vem o futebol, mas não podemos nunca esquecer que estamos a falar de crianças, e sem a ajuda dos pais, dos colegas, dos directores, dos massagistas, não se consegue nada.
Felizmente o Alhandra parece estar a andar a bom ritmo novamente.

Aproveito para mandar um abraço a todos os treinadores, e delegaddos.
E uma palavra de apreço ao Hugo, pois não é fácil tomar decisões, mas pior que tomar uma decisão é adiá-la, continua com o bom trabalho.

Mais uma vez Paulo, boa sorte e não desanimes. Acalma vê ondes possas ter errado e tenta corrigir numa próxima oportunidade. UM ABRAÇO.

Ricardo Silva

vitor hugo disse...

Deixo aqui uma palavra como pai e como menbro da equipa técnica de iniciados (delegado) como pai tento ao maximo e se calhar ás vezes ate demais chamar a atencão ao meu filho, por situações que ele falha nas partes técnicas assim como a todos os atletas,e sei que muitas vezes é dificil porque eles acham que devem fazer o que lhe apetece, e onde muitas vezes ouve-se a voz da critica que ralhamos com os miudos, quando sim eu ja o fiz muitas vezes que estamos só a ajuda-los a saberem portar-se bem mas para isso tambem tem que ser cumpridores nos treinos, muitos páis reclamam o meu filho não foi convocado, mas não sabem ir aos treinos verem como eles se portam, por isso sei as dificuldades e o esforço que o mister paulo teve, para ele um obrigado por o seu carinho pelo o Alhandra

Anónimo disse...

Obrigado mister Paulo pelo carinho que deu a estes miudos.