terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Balanço da 1ª Fase - Juvenis, Iniciados, Infantis

Acabou a primeira fase dos Campeonatos de Juvenis, Iniciados e Infantis. Uma fase que, na minha opinião peca por ser demasiado curta. Há demasiadas series, poucas possibilidades de subir, tudo fica decidido em Janeiro, e continuo sem entender quem beneficia com isso… os Clubes e os atletas da II Divisão não são certamente.

Relativamente às nossas equipas e fazendo um pequeno balanço, comparando as nossas expectativas do inicio da época com os resultados desta primeira fase, ficamos com um pequeno amargo de boca relativamente à classificação das nossas equipas de Juvenis e Iniciados e agradavelmente surpreendidos com a nossa equipa de Infantis.

A equipa de Iniciados (5º lugar - 4V 4E 6D) foi aquela que acompanhei menos destas três, mas do que vi, e daquilo que me foi transmitido pela equipa técnica, foi uma equipa que me deu ideia de ter exibições demasiado distantes de jogo para jogo. Ou faziam grandes jogos ou nem pareciam a mesma equipa no fim-de-semana seguinte. É uma equipa que está a ser trabalhada e bem, precisa de tempo para ganhar mais competitividade, para ser mais consistente, porque tem valor para fazer mais, sem pormos em causa os valores prioritários de disciplina e respeito pelo clube que esta equipa mostra já ter assimilado, e bem.

A equipa de Juvenis (5º lugar - 6V 3E 5D) foi, em termos de resultado final, aquela que me causou maior surpresa, pela negativa, porque qualquer que fosse a série, esta equipa tinha qualidade individual para fazer mais e melhor. O quinto lugar sabe a muito pouco, é resultado de uma irregularidade tremenda, dentro do mesmo jogo parece que se transformavam numa equipa diferente, umas vezes para melhor outras para pior. É preciso interiorizar que um conjunto de bons jogadores não faz automaticamente uma boa equipa. Faço esta critica à equipa (meramente no aspecto competitivo) incluindo-me como alvo da critica também obviamente, mas principalmente com sentido construtivo de tentar fazer passar a mensagem principalmente aos jogadores que quando se quer ganhar, temos que querer todos, e tem de ser querer ganhar todos os dias, no balneário, nos treinos, na concentração… não é só querer ganhar Domingo. Esta equipa que é um exemplo em muita coisa neste Clube, é altura de ser também um exemplo em termos competitivos, dando continuidade ao bom trabalho que vem sendo desenvolvido.

A equipa de infantis foi, para mim, a grande surpresa desta época pela positiva e conseguiram um excelente 3º lugar, tendo ficado apenas a 1 ponto da subida. Foi uma equipa que passou por um autêntico carrossel esta época, quer em termos pontuais, quer em termos emocionais. A equipa, de um modo geral reagiu bem. Vi grandes jogos, vi jogos menos bons, mas vi sempre uma atitude competitiva diferente, para melhor, nesta equipa. Uma equipa composta na sua grande maioria por jogadores ainda no primeiro ano de infantis, cujo percurso no Alhandra tem-se traduzido por uma evolução imensa quer do ponto de vista humano quer do ponto de vista futebolístico. A equipa não merecia certas acções e reacções, vindas de quem se espera apoio incondicional, algumas para lá do moralmente admissível, mas como em tudo na vida, estamos sempre a aprender.
Este ano espero que tenhamos aprendido a ter mais calma, a perceber que as pessoas estão no Alhandra para servir o Clube o melhor que podem e sabem, merecem consideração e respeito e se não forem valorizadas por isso, como merecem, o mínimo exigível é que não sejam insultadas.

Em breve iniciaremos a segunda fase nestes escalões e sei que nessa fase vamos mostrar outra competitividade, fruto daquilo que aprendemos até aqui, porque devemos querer sempre fazer melhor, porque devemos querer ganhar, mas sem nunca por em causa os nossos valores e os nossos princípios, porque estes estão acima de qualquer resultado.

Abraço


Hugo Marques

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia

Gostaria de dar os meus parabens ao meu amigo e treinador Ricardo Frade e á sua equipa tecnica assim como a todo o grupo de trabalho dos infantis pelo exelente campeonato realizado pelo Alhandra.

A não presença no apuramento de subida não deslustra uma prova brilhante num clube com poucas condições mas muito amor á camisola.

Abraço a todos do Vasco Antão

Anónimo disse...

Boa tarde,

Acho que a organização do Alhandra está de parabéns. Quero dar uma palavra aos Infantis e ao Ricardo Frade, que realmente conseguiram uma boa 1ªFase.
Nunca esquecendo que falamos de pequenos atletas em formação, em crescimento, e em constante evolução.

Um abraço Ricardo Silva
treinador dos Infantis do Arrudense