quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

AOS PAIS

Ontem escrevi sobre os deveres dos atletas em relação à escola, mas hoje é sobre os pais, que às vezes se esquecem que também têm de apoiar os filhos na escola e nas suas actividades fora da escola se querem que eles tenham o tão desejado sucesso tanto na escola como na sua formação como homens.
É muito fácil castigar, mas é bem mais difícil ajudar, compreender, perceber e os motivos porque não têm melhores notas, tentar perceber quais as suas melhores capacidades e as maiores dificuldades, fazer ver aos filhos a importância da escola, motiva-los, tudo isto é sempre mais difícil do que castiga-los.
Também acho que nem todos os alunos são iguais, e às vezes é preferível um bom homem do que um bom aluno, pois às vezes os bons alunos não vingam na vida, porque falta-lhes a parte prática, o espírito de sacrifício, camaradagem, saber reagir às adversidades que a vida se encarrega de trazer, que são muitas e é ai que entra o desporto, as regras, o saber ganhar e perder, levantar a cabeça depois de alguns desaires, saber gerir as vitorias, lutar por um lugar na equipa, e mais importante a prática desportiva, pois naquelas idades em que estão em crescimento é fundamental para a sua saúde e desenvolvimento, não falo só em futebol, pois se os castigam no futebol, que os levem a correr junto ao rio ou andar de bicicleta pelo campo, porque o desporto é fundamental para o seu desenvolvimento, por isso tentem conciliar a escola com a prática desportiva.
Pois alguém um dia disse “se o seu filho comer 1 kg de chocolates, o castigo não deve ser estar 1 ano sem lavar os dentes “. Isto resume muito bem aquilo que quero dizer, um castigo nunca deve por em causa a saúde e bem-estar dos vossos filhos.
Bem, com isto não quero relegar a escola para 2º plano, pois como já escrevi ontem a escola é o futuro deles, e nós temos um lema na nossa equipa que é, escola 1º lugar, sempre. Não quero com isto interferir na educação de ninguém, até por que também tenho 2 filhas e sei que não é fácil conciliar o trabalho e os treinos com os estudos das minhas filhas mas felizmente tenho muito apoio nos estudos delas por parte da minha esposa, se não fosse assim teria que abdicar de algumas das coisas que gosto de fazer, mas há pais que não abdicam das suas coisas em prol dos filhos.

Mister:
Carlos Justino

3 comentários:

Anónimo disse...

será que muitos páis querem fazer dos filhos aquilo que não conseguiram ser, ainda máis a sociedade agora esta mais aberta.

Anónimo disse...

É realmente muito importante nos dias que correm dar o total apoio aos estudos dos nossos filhos, tenho pena de não ter mais disponibilidade para apoiar todas as disciplinas, mas a minha maior preocupação vai para a matemática, porque se não entendem no inicio, nunca mais lá vão, e pelo que eu me apercebo os professores despejam a matéria e depois quem tem ajuda, seja em casa ou em explicações, safam-se, os outros passam a considerar uma negativa certa, eu falo da matemática porque já consegui que a minha filha goste da matemática, e sinceramente, (já tive um exemplo na família), acabar com o futebol, não vai resolver o problema dos estudos. Eu sei que é muito complicado gerir o tempo, entre fazer comida, tratar da casa, da roupa, etc., mas se houver COORDENAÇÃO ENTRE OS DOIS PAIS, é tudo mais fácil, sem ser necessário abdicar dos treinos, basta pensar que o sofá fica para depois da hora dos filhos estarem na cama (esta era para o mister).
Aproveito tambem para dar os parabéns a toda a equipa pelos resultados obtidos até agora e também a todos os pais que aproveitam as manhãs de Domingo para acompanhar os seus filhos.

Anónimo disse...

Mister Carlos, como mãe também de um aluno e jogador do Alhandra, quero apenas e só AGRADECER tudo o que tem feito e dito pela equipa, nunca deixe de ser quem é....MUITO OBRIGADO!