sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Homenageados na Gala do 88º Aniversário do Alhandra Sporting Club

Como já foi dito num post anterior, foram propostas pela Secção de Futebol para homenagem na Gala do ASC três pessoas das quais aproveitamos agora para deixar um pequeno resumo da sua ligação ao Alhandra Sporting Club.




Artur Gonçalves:

Começou a jogar Futebol aos 13 anos, em 1953, e terminou a carreira de jogador na época 1968/69.

Como treinador começou na época 1965/66 como adjunto do Mestre Sesimbra.

Passou mais tarde a treinador das equipas de Juvenis e Juniores do Alhandra Sporting Club e foi treinador adjunto de Cândido Tavares e Pedro Silva nos Seniores.

Com o Presidente Manuel Rodrigues, começou a pré-época sendo adjunto do treinador Tavares Pereira e assumiu, à quinta jornada, o comando da equipa; acabou a época sendo apurado para o Play-off de subida à II Divisão Nacional.

Foi Treinador principal dos Seniores do Alhandra SC diversas vezes entre de 1967 e 1996 tornando-se um treinador de referência no Clube.
Terminou como adjunto de António Rodrigues na época 1997/98 numa altura em que se encontrava já bastante debilitado por doença.

Era conhecido, entre outras facetas, por gastar o dinheiro ganho com o desempenho das suas funções em prol das equipas que orientava.



Eduardo Santos:

Começou a carreira de jogador nos principiantes do ASC, com 15 anos na época 1954/55 tendo nos quatro anos seguintes representado os principiantes e Juniores do ASC. Começou a jogar pelos Seniores na época 1958/59 com 19 anos tendo-se estreado como Guarda-Redes da equipa principal nessa mesma época pela mão do treinador Tavares Pereira num Derby com a UD Vilafranquense.
Na época seguinte fez parte da chamada “equipa de ouro” do Alhandra Sporting Club, que tantas alegrias deu aos Alhandrenses, subiu à segunda Divisão Nacional e aí que permaneceu duas épocas. Com a mobilização militar para a guerra partiu para Angola em Maio de 1961 onde fez parte da selecção militar e chegou a jogar no Benfica de Luanda.
Convencido, em 1963 pelo Sr. Manuel da Bucha a regressar ainda representou o Alhandra na época 1963/64 regressando depois novamente a Luanda. Anos mais tarde regressou a Portugal já com 33 anos e foi convidado pelo Treinador Orge para voltar a jogar no Alhandra SC. Representaria o Alhandra SC nas sete épocas seguintes.

Em 1975 foi convidado a treinar os iniciados do Clube e acumulou funções de treinador e jogador, depois treinou as camadas jovens do Alhandra até 1997, e depois deste período continuou a ajudar sempre que possível, inclusive como motorista do autocarro e das carrinhas até 2005.
Foram muitos anos dedicados ao Alhandra que só não continuaram por motivos de doença.

Como momentos altos da sua carreira como treinador de formação o próprio destacou:
- Formação e orientação da primeira equipa do Alhandra que disputou e fez furor no Torneio de Futebol Juvenil de Alverca.
- Equipa de iniciados que disputou a finalíssima do campeonato distrital de iniciados com o Sport Lisboa e Benfica.
- A Final da Taça Bodas de Diamante do Sporting Clube de Portugal.
- A medalha Correcção da Associação de Futebol de Lisboa no ano de 1979.
- Fundação da Equipa de Futebol Feminino em 1984.
- Segundo palavras do próprio, um dos seus maiores feitos foi “ter a coragem de convidar uma mulher para adjunta na ultima equipa que treinou no ASC em 2003, e saber que essa mulher já tem o curso de treinadora e já leva alguns anos a orientar a equipa de Escolas do nosso querido Clube”.


José Manuel Duarte:

Há mais de trinta anos que é uma preciosa ajuda no Alhandra Sporting Club, tendo já passado por diversas secções, algumas já extintas do Clube (como por exemplo a de cicloturismo e a de atletismo).

Passou por todos os escalões do Futebol do Alhandra inúmeras vezes e ainda na época passada era o responsável pela assistência a 3(!) equipas (Escolas, Infantis e Iniciados).

Nos últimos anos, as equipas do Alhandra SC tiveram um acompanhamento sempre presente do Departamento Clínico e nos tempos que correm, mesmo nos clubes mais apetrechados isso começa a ser cada vez mais raro. Não o era no Alhandra, devido à disponibilidade única do Zé, que ia de jogo para jogo, às vezes sem comer só para que as equipas não ficassem sem massagista.

O Hortinha este ano está mais vazio, o Zé trabalhou até à ultima época connosco e ficou impedido de começar esta época por motivos de saúde.

Quem passou nestes últimos trinta anos pelo Campo do Alhandra há uma pessoa que de certeza se recorda, do nosso amigo José Manuel Duarte, mais conhecido por Zé “mete-gelo”, massagista com uma dedicação e disponibilidade única, que deu muito de si ao nosso Clube durante mais de três décadas.


2 comentários:

Rita disse...

Grandes Feitos... Grandes HOMENS!

Futebol D'Álhandra disse...

Recebemos o seguite e-mail, que tomamos a liberdade de transcrever:

Caros amigos,

Acabo de receber um e-mail de um velho amigo meu, onde tomei conhecimento da justa(mais do que justa) homenagem a 3 dedicados membros da familia Alhandrense.
Dois deles são grandes amigos meus, pois foram meus colegas na equipa de futebol de seniores do nosso ASC.

Ao longo dos anos que convivi com eles, poude admirar as suas qualidades não só como futebolistas, mas principalmente como homens.
Foram (e continuam a ser) sempre meus amigos leais e sempre muito dedicados ao nosso clube.

Ao amigo José M. Duarte eu penso que não tenho o prazer de o conhecer, mas pelo que sei ele tambem, assim como o Eduardo e o Artur são dignos merecedores dessa homenagem que lhes vão fazer.
Com votos de muita saude aqui lhes mando um grande abraço.

Sem outro assunto,

ANDRÉ VICENTE

PS. Parabens ao A.S.C. por mais um aniversário. Aproveito tambem para enviar votos de umas BOAS FESTAS para toda a familia Alhandrense.