terça-feira, 23 de junho de 2009

AFL - Assembleia do dia 22.06.2009

Direcção da AF Lisboa apresentou algumas propostas com o intuito de melhorar os campeonatos

Adesão de clubes associados foi satisfatória

A inscrição obrigatória de um massagista na ficha de jogo gerou aceso debate de ideias.


A AF Lisboa reuniu-se, ontem, em assembleia geral com um único ponto de ordem de trabalhos:
- Discussão e aprovação das alterações ao Regulamento de Provas Oficiais.

A afluência de associados foi satisfatória e a participação bastante importante, no sentido de que algumas propostas formuladas pela Direcção foram complementadas por algumas indicações dos representantes dos clubes. No que diz respeito à nomenclatura das provas, foi aprovado por unanimidade, que um clube que esteja inserido numa prova nacional só poderá participar com outra equipa da mesma categoria até à I Divisão Distrital Honra, não podendo esta equipa, nesta divisão, participar uma segunda fase ou ir à final, repescando-se a equipa classificada imediatamente a seguir na respectiva série, tendo esta norma efeitos a partir do próximo dia 1 de Julho.

Uma das matérias que mais polémica causou entre os presentes foi a discussão da apresentação da introdução obrigatória na ficha de jogo de um massagista habilitado com o referido curso ou equivalência. Foram muitas questões levantadas, nomeadamente no que diz respeito à certificação do massagista. Depois de muitas ideias lançadas para o ar, foi aprovado a obrigatoriedade de inscrição na ficha de jogo de um massagista nas provas das divisões de honra e seniores aos clubes que jogam como visitados. Refira-se que esta directiz entra em vigor na próxima época, sendo agora uma fase transitória.

Infantis e Escolas

No escalão de infantis há a registar o facto de ter sido aprovado que participarão no campeonato 28 clubes, divididos em séries a elaborar, tendo em conta a localização geográfica dos clubes em questão, sendo que os jogos serão efectuados aos sábados à tarde e são despromovidos oito clubes. Esta medida constitui uma importante inovação. Refira-se, porém, que o idêntico esquema para o escalão de escolas não foi aprovado pelos restantes representantes das associações.

Campos pelados com fim anunciado até 2012

No que diz respeito ao campo de jogos todos os associados se mostraram acordo com a proposta da Direcção, tendo sido aprovado, por unanimidade, o fim dos relvados pelados. A partir da próxima época, inclusive, as equipas que participam no campeonato distrital da I Divisão de Honra em seniores ficam obrigados a realizar os seus jogos em campos de relva natural ou sintética. Em 2011/12 a mesma norma estender-se-á aos clubes da I Divisão.

Mais um ponto no documento das alterações ao regulamento de provas que gerou discussão acesa deveu-se à permissão a um clube com duas equipas do mesmo escalão em divisões diferentes utilizar os jogadores do escalão da divisão inferior no escalão superior. Este ponto, diga-se, foi votado nominalmente, uma vez que o Sporting, representado por José Manuel Torcato, havia apresentado uma outra proposta diferente, também apoiada pelo Benfica, que se fez representar com Nené. Assim, acabou por ser a proposta da Direcção da Associação de Futebol Lisboa a vencer, com 283 votos a favor em detrimento dos 229 para a proposta leonina, ficando, assim, definida, uma das questões mais discutidas.

Texto retirado do Jornal A Bola

nota: Relativamente às alterações no escalão de infantis refira-se que a reportagem não é clara. O que aconteceu foi a criação da I Divisão Distrital, com 28 clubes, sendo os restantes incluidos na II divisão Distrital.

No que respeita ao Escalão de Escolas a proposta era dividir este escalão em 3 escalões etários, mas pelos vistos a proposta foi chumbada.

Sem comentários: