segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Boas Entradas...

Mais um ano civil que acaba, estamos quase a meio da época e mais uma vez vamos conseguindo no meio das cada vez maiores dificuldades continuar a dignificar o melhor que podemos e sabemos, a Secção de Futebol do Alhandra Sporting Club. Além dos normais desafios das dificuldades económicas e da falta de condições do nosso Hortinha, a época 2011/2012 surgiu com novos desafios do ponto de vista competitivo. Os Iniciados e os Infantis estão a disputar a I Divisão distrital com equipas que são predominantemente compostas com jogadores de primeiro ano do escalão e devido à criação da III Divisão nos respectivos escalões para a próxima época, a manutenção das equipas de Juniores, Juvenis e Iniciados nas respectivas divisões vai estar dependente de ficarem na primeira metade da tabela.

No Futsal, agora com nova coordenação, a equipa de Juniores de Fusal Feminino, depois da primeira época de competição oficial, tinha a sua continuidade assegurada mas para as Escolinhas de Futsal o futuro não parecia promissor depois de uma época em que tudo tinha corrido muito mal.



Os Escolinhas e os Escolas de Futsal ao contrário do que eu previa (pensava que demoraria mais tempo) já recuperaram do mau momento e hoje, graças ao trabalho que está a ser feito, já funciona na sua plenitude. Temos mais de vinte atletas, estamos a competir no Xira2011 no escalão de Escolas e nos encontros desportivos concelhios no escalão de Escolinhas e tudo tem funcionado de forma organizada e competente.





As nossas meninas do Futsal conseguiram este ano duas vitórias históricas no nosso Clube, as primeiras no Futsal Feminino federado, e continuam a crescer a olhos vistos, temos muita juventude e isso gera-nos a expectativa de ser cada vez mais ambiciosos.

Às nossas equipas de Fusal não conseguimos providenciar transporte para os jogos e por isso temos de agradecer aos Pais a disponibilidade demonstrada. Agradecer também ao Pedro, encarregado do pavilhão, pela colaboração e à Junta de Freguesia que este ano teve a atenção de tornar menos dispendiosa a utilização do pavilhão.


A nossa equipa de futebol 7, os Benjamins, é sempre motivo de orgulho. Como é norma disputam um campeonato muito difícil e têm dificuldades competitivas pelo facto de não termos capacidade estrutural de ter mais equipas de Futebol 7. Temos este ano um Mister novo no Clube que tem sabido gerir o grupo de uma forma sensata e equilibrada. Com o grupo unido, assimilando os valores e a postura que é defendida pela Secção e pelo Técnico, porque é essa a nossa prioridade nestas idades, a Equipa está de parabéns, estão a cumprir na íntegra o objectivo definido no inicio da época. O nosso obrigado aos Pais pelo apoio que têm dado à equipa.





Nos Infantis, a disputar a principal divisão da AFL, não temos qualquer ponto conquistado, mas sabemos que é um campeonato muito competitivo, ainda por cima para uma equipa composta maioritariamente por atletas de primeiro ano e onde os poucos atletas de segundo ano tinham muito pouco tempo de jogo. No entanto esta equipa não entra em nenhum jogo para perder, demonstra empenho, dedicação e tem dado sinais de grande evolução. Toda a equipa está de parabéns e o resultado deste trabalho vai aparecer, não tenho dúvidas. Obrigado aos Pais pelo apoio que têm dado à equipa.


Nos Iniciados é onde, em termos competitivos, temos estado mais abaixo das expectativas. É o grupo que subiu no ano passado de Divisão, tem tido algumas contrariedades e a verdade é que os resultados não têm aparecido. Estamos convencidos que continuando a trabalhar conseguimos melhorar aquilo temos estado a fazer menos bem e conseguimos também ser mais felizes do que temos sido em alguns jogos. É fácil seguir o nosso caminho quando damos o nosso melhor e isso é mais que suficiente para estamos de consciência tranquila e satisfeitos com o nosso trabalho. Não vou tecer grandes comentários sobre o que tem acontecido fora das 4 linhas porque fala-se demasiado sobre essas coisas, apenas referir que ningém pode ficar satisfeito com a imagem que certos comportamentos deixam do Alhandra SC.

Nos Juvenis estamos bem classificados, numa série onde os adversários são de qualidade muito díspar, achamos que os primeiros vão perder poucos pontos e se temos a ambição (legítima) de lutar pelos lugares cimeiros, não podemos facilitar, porque as escorregadelas vão se pagar muito caro. Até agora o trabalho desenvolvido tem sido muito satisfatório, mas há um longo caminho ainda pela frente. Obrigado aos Pais pelo apoio que tem dado à Equipa.

Com a equipa de Juniores temos tido alguns problemas inesperados, em termos de composição do plantel, algumas desistências outras situações estranhas e inesperadas deixaram-nos um plantel reduzido, muito limitado em soluções. Estas dificuldades podem ser motivo de menos empenho ou de menor motivação, mas pelo contrário, devem tornar-nos mais unidos e dotar-nos de um maior espírito de missão, porque com união, querer e dedicação vamos conseguir dar a volta por cima, e treino a treino, jogo a jogo, continuar a representar a camisola que vestimos como ela merece. Em termos competitivos tivemos agora um forte revés com a derrota no Sobral, no entanto ainda há muito campeonato e estamos entre os primeiros seis classificados, o que nos permitirá evitar a 3ª Divisão.


Tivemos ainda uma dificuldade acrescida, pois como penso que é sabido, um carro embateu numa das nossas carrinhas e a reparação prolongou-se durante mais tempo do que esperado. Em algumas situações foi necessário recorrer a Carrinhas emprestadas pelas instituições APSA e Pery às quais aproveitamos para agradecer a disponibilidade que tiveram para nos ajudar. Outras situações houve em que tivemos de recorrer a carros particulares. A todos os que ajudaram a minorar este contratempo o nosso muito obrigado.


Resta-nos entrar agora no novo ano, depois desta época festiva, com vontade de cumprir o resto do calendário da melhor forma possível e deixar aqui mais uma vez um agradecimento muito especial aos mais de trinta colaboradores da Secção de Futebol, porque é graças a eles que o futebol no Alhandra continua a existir.
Boas entradas a todos… um Feliz 2012 e Viva o Alhandra!


2 comentários:

Nuno disse...

"Escolinhas de Futsal o futuro não parecia promissor depois de uma época em que TUDO ? tinha corrido muito mal"
Gostaria que me explicassem isto, já que as escolinhas de futsal forneceram ao plantel de escolas do ASC pelo menos seis atletas do ano passado se não forem mais, alguns deles apesar de terem 8 anos idade têm muita qualidade e existem outros que poderim fazer parte da equipa que está no campo. Gostaria que houvesse mais respeito pelo trabalho desenvolvido neste escalão que pode não ter sido assim tão bom, segundo o comentário, MAS não foi tudo que correu muito mal, e o FUTURO está presente na equipa de escolas, visto que têm pelo menos 6 atletas da escolinha de futsal . Gostaria também de desejar as maiores felicidades ao clube, visto que fui atleta e treinador e gosto muito do clube A.S.C. e dizer que para enaltecer o trabalho de uma estrutura não se precisa de se dimnuir o trabalho de outra,obrigado. Nuno

Hugo Marques disse...

Olá Nuno.
Quando me referi a que tudo correu mal, estava a falar em termos organizativos, que levou a que houvesse muitas desistências, um número infindável de queixas justificadas por parte dos Pais e uma má imagem do Alhandra SC em muitas situações.

A responsabilidade foi de quem era responsável, ou seja, minha e do coordenador, não dos treinadores, por isso não me estava a referir nem ao teu trabalho nem ao do Paulinho, até porque, como tive oportunidade de vos transmitir na altura, tiveram muito mérito da forma como aguentaram o “barco” perante uma situação muito difícil.

Se há algo que me incomoda é a ingratidão, e eu não pretendi de forma nenhuma ser ingrato e desvalorizar o vosso trabalho e dedicação no Alhandra SC.

Se consideraste que o fiz com o que escrevi, peço desculpa.