quarta-feira, 18 de maio de 2011

Balanço - 2010/2011

Todos os anos gosto de fazer sempre um balanço resumido (dentro do possível) da época aqui no Blog e este ano não foge à regra. Bem tento resumir, mas por muito sintéctica que seja a análise, durante a época passa-se tanta coisa que por vezes é difícil filtrar tudo para fazer um balanço.



Desde que comecei sempre pensei em objectivos a atingir mas nenhum dos prioritários era a obtenção de resultados desportivos. Sempre disse também que ninguém gosta mais de ganhar do que eu, mas a verdade é que no futebol de formação há coisas mais importantes. Gosto de ressalvar isto porque este foi o ano em que os resultados desportivos das nossas equipas de Futebol 11 no seu todo foram de longe os melhores dos últimos quatro anos. Mas estes resultados só tem valor se conseguirmos obtê-los continuando dentro da nossa postura e com as nossas convicções. Obviamente que estamos muito longe de uma situação ideal, o voluntariado acarreta uma série de factores que nos levam a ser mais flexíveis, mas continuo a achar notável aquilo que se faz no Alhandra SC, com trabalho voluntário, com as piores infra-estruturas do Concelho (no mínimo, porque eu acho que é do Distrito…) e com fontes de receita fixas praticamente inexistentes. Ainda faltam alguns jogos em alguns escalões mas julgo que já conseguimos analisar de uma forma global a prestação das equipas.


Começando pelo Futsal, que é provavelmente o calcanhar de Aquiles da Secção de Futebol em termos de organização por minha culpa. Os técnicos precisam de apoio da Secção e estes escalões não têm, nem de perto de longe o apoio que devem e merecem o que só me faz estar ainda mais agradecido ao trabalho feito nestas equipas.









O Futsal nos escalões de Escolinhas e Escolas teve nesta última época um decréscimo de praticantes muito por culpa da falta de apoio da Secção. Mesmo assim, manteve em actividade cerca de duas dezenas de atletas dos 5 aos 10 anos devido inteiramente ao esforço e à dedicação dos seus treinadores, colaboração e compreensão dos Pais e principalmente aos nossos atletas. É um orgulho vê-los vestir a nossa camisola.









Este ano, consta que uma equipa de escolinhas muito promissora espalhou magia pelos encontros concelhios, com nota artística elevada, e a equipa de escolas teve prestações também muito meritórias embora jogasse sempre com muitos jogadores do escalão inferior. Parabéns Paulinho, Nuno e Vitor. A manutenção deste escalão deve merecer especial atenção no futuro porque é preciso pensar numa grande reestruturação de forma a que se conseguia dar um apoio semelhante ao que é dado às outras equipas.








Este foi o ano também da estreia da nossa equipa de Futsal Feminino. No inicio do ano tive oportunidade de transmitir ao grupo que este ia ser o ano mais difícil de todos, e que quem aguentasse este ano conseguiria aguentar todos, porque já previa grandes dificuldades não só devido à total inexperiência da nossa equipa mas também porque só há uma divisão na AFL, o que faz com que as equipas mais competitivas a nível distrital jogassem no nosso campeonato. As nossas atletas conseguiram estar à altura, e com a ajuda a dedicação e o empenho da equipa técnica (Obrigado Telmo, Rita e Cláudia) e mais uma vez com a ajuda dos Pais fez-se um campeonato onde o resultado é o que menos interessa.


Ouvi muitas “bocas” pela vergonha que era para o Alhandra alguns resultados desta equipa, muitas vezes de pessoas que deveriam ser as primeiras a apoiar a equipa, mas digo hoje, já acabado o campeonato que muito me orgulho desta equipa, e que como na vida muito se consegue com tempo e trabalho e é mais que obvia a evolução da equipa durante a época. Esta é uma equipa histórica do ASC e para todos os efeitos, até hoje, foi a melhor equipa de Juniores de Futsal Feminino do Alhandra SC de todos os tempos. Fácil e perfeitamente inútil é não fazer as coisas e o que foi feito este ano com esta equipa tem muito valor basta verificar a evolução, a dedicação e o espírito de grupo da Equipa.


No Futebol 7 temos apenas uma equipa, gostaríamos de ter mais mas as nossas condições (só um campo) não nos permitem. É sempre com grande sentido de responsabilidade que entrego a gestão de uma equipa a um técnico e permito-me dizer pelo que conhecia (muito pouco) da forma de trabalhar do Toni de quem sou amigo há muitos anos, que quando lhe entreguei a equipa foi com hesitação e sem ter a segurança e a convicção que costumo ter nestas situações. Disse-lhe tudo isto quando o convidei, porque não consigo trabalhar com as pessoas sem ser com frontalidade. É por isso que o trabalho desta equipa técnica foi sem dúvida o que mais me surpreendeu, porque foi feito nesta equipa um trabalho notável quer a nível competitivo quer a nível humano com os atletas, fruto do trabalho da dupla Toni/Mauro com o apoio do Sr. Zé da Cruz e do Sousa sempre que possível.


A equipa revelou-se muito competitiva tendo em conta a nossa realidade, porque é preciso não esquecer que competitivamente a realidade da nossa equipa, principalmente a nível de experiência (por não termos possibilidade de ter mais de uma equipa de escolas) é muito diferente da quase totalidade das equipas adversárias. É uma equipa que tem interiorizado já a mística do ASC, tem um comportamento exemplar e uma conduta e empenho que nos deixa a todos orgulhosos, fruto da sintonia entre o trabalho da equipa técnica da dedicação dos atletas e o apoio dos Pais. Num total de 112 equipas esta equipa está a disputar entre o 73º e o 76º lugar. Ao contrário do que aconteceu no inicio do ano, hoje estou seguro que a equipa ficou muito bem entregue. Estão todos de Parabéns.


A equipa de Infantis tem sido e vai continuar a ser nas próximas semanas um motivo de Festa pelo feito conseguido (subida à primeira divisão, escalão máximo deste escalão), um feito que esta equipa fez por merecer, e que me permito dizer também que todos os colaboradores da Secção mereciam. A equipa técnica, Nuno, Rita, Dr. Pedro e Susana estão obviamente de Parabéns, depois do excelente trabalho feito o ano passado com a equipa de Escolas este ano mais uma vez tiveram o mérito de voltar a fazer um trabalho de grande qualidade quer a nível técnico quer a nível de gestão do grupo.



Aos atletas, os nossos heróis, na sua grande maioria atletas do Alhandra SC há vários anos com um espírito de grupo e uma entrega notável, conseguiram já ficar na história deste grande clube. O trabalho feito durante os últimos quatro anos, a fidelização dos atletas ao Clube só faz sentido com continuidade, e este resultado com esta equipa é tudo menos um acaso. Pouco tenho a acrescentar porque o vosso mérito está à vista de todos, Parabéns!


A equipa de iniciados conseguiu uma primeira fase brilhante, com grande sentido de missão a equipa conseguiu vencer a primeira fase e disputar o apuramento de subida. Foi uma equipa que na primeira fase da competição foi implacável na busca do nosso objectivo, a subida de divisão. Na segunda fase, nem tudo correu como devia, e os resultados não foram os melhores, mas estou longe de considerar os resultados negativos.


Ficamos a uma vitória do nosso objectivo, contra equipas altamente competitivas. Andamos a lutar pela subida por mérito próprio e andamos a jogar com os mais fortes, só assim podemos ser cada vez melhores e estar cada vez mais bem preparados para ser ambiciosos. Quero desde já endereçar os parabéns à equipa técnica (Rui, João, Calado e Bruno) e aos Pais que nunca deixaram de apoiar. Aos atletas o meu muito obrigado pela forma como dignificaram a camisola do Alhandra SC. Esta equipa, num total de 93 equipas conseguiu obter o 8º lugar.


A época da equipa de Juvenis é uma época difícil de descrever. Foi um feito incrível a vitória da série da primeira fase e o consequente apuramento para a fase de subida. Esta equipa, de todas as de Futebol 11 do Alhandra SC é de longe a mais inexperiente, e neste escalão, um grau de inexperiência destes (cheguei a ver jogos onde na equipa inicial tinha apenas 3 jogadores que eram federados no ano anterior) paga-se caro. O apuramento para a fase de subida foi por si, uma vitória. No entanto atrevo-me a dizer que a equipa, ou melhor alguns atletas da equipa não fizeram por merecer esse feito, e digo isto porque a idade deste escalão já nos permite responsabilizar ainda mais atletas. A falta de assiduidade é uma falta de sentido de responsabilidade e uma falta de respeito para com a equipa e para com o Clube e o comportamento de alguns atletas neste aspecto foi inaceitável.


Ao contrário daqueles que até hoje lá estão, cumprindo com o compromisso que assumiram com o Alhandra no inicio da época, e fazendo os possíveis por minimizar estas adversidade criadas pelos próprios colegas. A já habitual trapalhada que é a organização competitiva da AFL veio ainda agudizar mais esta situação, entre a segunda e a terceira fase a equipa teve um mês sem competir à espera da resolução de alguns processos pendentes em outras séries. A equipa técnica tem feito os possíveis para minorar os danos duma situação que não é fácil gerir, mas os atletas que tem estado do princípio ao fim merecem de nós o máximo empenho. No meio destas contrariedades, aproveito para dar os parabéns à equipa técnica (Carlos, Felix e Vitor) que tem conseguido gerir toda esta situação. Em termos desportivos, e com todas as condicionantes que já referi, foi conseguido um resultado fantástico uma vez que num total de 64 equipas estamos no apuramento do 9º ao 12º classificado.


Relativamente à equipa de Juniores, que ainda está na luta pelo 7º lugar na classificação geral, podemos dizer que foi uma época de altos e baixos, tivemos séries de vitórias seguidas bastante importantes mas, num campeonato muito desequilibrado as quatro derrotas nos jogos com os dois primeiros classificados deixaram-nos fora da corrida pelos primeiros lugares, os que dariam acesso à subida directa. Esta equipa representa o escalão máximo do ASC e era nossa convicção que tinha todas as condições para lutar pela subida, apesar de ter um plantel que se revelou curto em determinados momentos da época. No entanto e salvo raras excepções a equipa tem revelado carácter e determinação.


Temos ainda o objectivo de chegar ao 7º lugar e só dependemos de nós, ganhar os próximos dois jogos. Este ano tivemos nos juniores a única equipa técnica não “nativa”, se assim posso dizer, e foi importante a humildade e a capacidade de integração dos novos misters no universo Alhandrense. Para o Miguel, Rodolfo, Quaresma, André e Vitor, endereço desde já os meus Parabéns pelo trabalho desenvolvido e pela forma como se integraram nesta família.


As quatro equipas de futebol 11 estiveram envolvidas até ao fim na disputa da subida de divisão e se é verdade que os infantis foram os únicos a conseguir até agora a subida de divisão também é verdade que pelas noticias que nos vão chegando de alguns clubes que não se vão poder inscrever no próximo ano há forte hipóteses de subirmos mais uma (Juniores de conseguirem o 7º lugar) ou duas (Iniciados) equipas esta época.


Não posso deixar de agradecer também ao nosso departamento clínico, ao Paulinho, ao Novais e ao Josué, pelo apoio prestado às nossas equipas. Das equipas de futebol 11 e 7 o departamento apenas não conseguiu assegurar o apoio nos jogos de infantis, tarefa que foi desempenhada pelo Dr. Pedro. Só assim conseguimos, em 134 jogos oficiais das nossas equipas federadas esta época (até hoje) ter um acompanhamento do departamento clínico em 94% dos jogos.


Deixo aqui uma palavra de agradecimento também a todos que nos ajudam durante o ano, aos estabelecimentos que nos fornecem os lanches que são muitos e que não vou arriscar a dizer nomes porque corro o risco de me esquecer de alguém, à Digitejo que há quatro anos nos oferece os cartazes dos jogos semanalmente, aos Pais pela compreensão quando as coisas correm menos bem e pelo apoio que nos têm dado, ao staff do Zomba Bar por estar sempre presente, ao Perry (Bruno) e à APSA por nos emprestarem as carrinhas sempre que as nossas são insuficientes para transportar as equipas e a todas as outras pessoas que nos desenrascam esporadicamente, sempre que é necessário. É verdade que em Alhandra é difícil arranjar verbas, mas verdade seja dita sempre que é preciso ajuda que não monetária a disponibilidade tem sido sempre total, quer de pessoas quer dos estabelecimentos comerciais.


Agradecer também à IVECO e aos colaboradores da Cimpor que através do programa de donativos connosco fizeram generosos donativos à Secção de Futebol do Alhandra Sporting Club, sem os quais a Secção era económicamente insustentavel.


Por ultimo um reconhecimento muito especial a quem torna isto possivel, os colaboradores da Secção de Futebol, porque são eles que mantêm o futebol no ASC com tamanha vitalidade.

Bor'Álhandra!!!


8 comentários:

Anónimo disse...

É por terem esse ponto de vista para com todos os escaloes que os atletas começam a desistir deste clube, Porque neste clube uns sao filhos da mae outros saõ filhos da p***

vitor hugo disse...

porque será que as pessoas não se identificam, será que depois andam no campo a dar palmadinhas nas costas.

Hugo Marques disse...

não entendi... que ponto de vista?

Anónimo disse...

Está bem explicito no comentário anterior.

José Figueira disse...

Este anónimo é mesmo otário

Anónimo disse...

otário é quem o criou está a perceber ? porque o meu filho pagava para ai andar e ja tive confusoes com o treinador, FORÇA UNIAO VILAFRANQUENSE

José Figueira disse...

Permita-me discordar. Otário é voçê e passo a explicar porquê:

- Critica de forma destrutiva e sem fundamentar
- Diz mal sob a capa do anonimato
- Não escreve no blog do seu clube mas vem para o blog dos outros com provocações infantis

Se calhar não foi para Vila Franca por acaso, é que mandamos muita coisa de Alhandra para lá, mas normalmente é através da estação elevatória de esgotos.

vitor hugo disse...

Quando se tem confusões com alguem é porque estamos activos e atentos, mas temos que ter criticas construtivas, porque das outras criticas estamos fartos, em relação a pagar para o filho jogar, eu não chamos a isto pagar mas sim uma pequena contribuição que nem para a água chega, onde muitos miudos estão no duche tempos e tempos, e porquê? porque os páis não lhe deram educação em pouparem, porque 5€ mês não lhes dá o direito de fazerem o que fazem, isto não é ajudar o Clube , mas sim chular o clube.
A mim não me cansa trabalhar para este clube de borla, mas sim ver pessoas andarem-se a servir dele.
Um grande abraço a todos e as minhas desculpas em alguma fase menos boa do meu humor, força Alhandra