quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Colóquio/Jantar dos colaboradores da Secção de Futebol do ASC - Época 2009/10 - 1ª Edição


Está marcado para amanhã, dia 30 de Outubro às 21H no Restaurante Golfinho Branco (Restaurante de 3ª Categoria), o Colóquio/Jantar convívio para todos os elementos da Secção de Futebol do Alhandra Sporting Club.


Uma vez que o Jantar está a ser organizado pelo Presidente da Comissão Organizadora de Jantares, Mister Nuno Félix (também conhecido por Mister Nuno Jordão) as duvidas sobre a realização do jantar são mais que muitas, apesar do organizador ter repetidamente assegurado que “tudo está a correr bem”.


Julgo que todos os elementos da Secção foram devidamente avisados, mas como é normal nestes casos pode ter havido algum esquecimento, pelo que ainda vão a tempo de contactar hoje o Presidente da Comissão organizadora do Jantar.

“Aprender Liderança” – Fair-Play – Desporto – Comunicação

Pais, treinadores e dirigentes são os primeiros a quebrar o Fair-Play

Os estudos de investigação feitos em Portugal demonstram que a prática desportiva está longe de constituir um factor formativo e educativo. Agentes desportivos preocupam-se mais com os resultados e menos com o lado humano.

Pais, treinadores e dirigentes defendem publicamente que no desporto deve haver sempre Fair-Play mas são os primeiros a quebrá-lo. Os três agentes de socialização, responsáveis pelo meio envolvente em que as competições desportivas se desenrolam, também não sabem lidar com a derrota.
Os resultados dos estudos de investigação, levados a cabo no nosso país, demonstram ainda que a prática desportiva dos jovens está longe de constituir um factor formativo e educativo.

As conclusões foram apresentadas pelo presidente do Movimento Europeu de Fair-Play (MEFP), durante um colóquio realizado segunda-feira no auditório do Fórum da Chasa em Alverca do Ribatejo, que também contou com a presença do treinador de futebol Daúto Faquirá. Subordinada ao tema “Aprender Liderança” – Fair-Play – Desporto – Comunicação, a iniciativa assinalou o arranque do programa “Xira 2010” – Encontros Desportivos Concelhios, que este ano comemora o seu vigésimo aniversário.

Perante uma plateia de jovens e pessoas ligadas ao fenómeno desportivo Carlos Gonçalves foi muito crítico para com pais, treinadores e dirigentes. “Nenhum deles tem dentro de si uma preocupação em relação à importância que o desporto pode ter na aquisição de valores e princípios que se prolongam pela vida fora”, disse o presidente do (MEFP).
O responsável vai mais longe e adianta que as três entidades preocupam-se mais com os resultados desportivos do que com a formação humana dos jovens. Acrescenta ainda que, pais, treinadores e dirigentes não sabem lidar com a derrota e são os primeiros a quebrar o Fair-Play, dando dessa forma um mau exemplo aos mais jovens.

Carlos Gonçalves aponta um caminho. “Não se deve procurar no desporto de alta competição os modelos que possam ser seguidos no desporto para jovens”, adverte o responsável, que defende ainda um programa adequado e contínuo de formação para os treinadores dos escalões mais jovens, que se deve prolongar por toda a vida.(…)”

Texto retirado do site do Jornal "O Mirante"



Estão escritas aqui neste texto algumas afirmações interessantes que nos devem fazer, no minimo, pensar um pouco acerca do assunto.

A noticia só peca por omitir um facto de extrema relevância, é que este colóquio contou com a presença do Mister Carlos Justino e do Sr. Bruno Costa inscritos pela Secção de Futebol do Alhandra Sporting Club.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Fotos - Iniciados






Produção e Edição de Imagem by Sergio Faria

domingo, 25 de outubro de 2009

Resultados - 25 de Outubro



Iniciados:
Vialonga-2 / Alhandra SC-1

Juvenis:
Alhandra SC-5 / Igreja Nova-1

Resultados - 24 de Outubro



Infantis:
Povoense-2 / Alhandra SC-1

Juniores:
Ponte Frielas-3 / Alhandra SC-2


terça-feira, 20 de outubro de 2009

toma lá, dá cá...


Tomei conhecimento, através da penúltima edição da Vida Ribatejana, que o Estado (Câmara Municipal de Vila Franca de Xira) deu 15.000 Euros ao UDV para que pudesse pagar uma divida ao Estado (Segurança Social). Porque esse pagamento ao Estado era necessário para que o mesmo Estado pudesse emprestar dinheiro ao UDV através de um programa de recuperação de Empresas.
Entretanto, a CMVFX prepara-se para equipar o clube de Vila Franca com um novo complexo desportivo e oferecer um posto de abastecimento de combustíveis…

Quer o UDV, quer as pessoas que tentam recuperar o clube da situação ruinosa a que chegou merecem o máximo de respeito e espero sinceramente que consigam levar a bom porto essa recuperação, mas continuo sem perceber a lógica da Câmara Municipal que parece premiar o descontrolo financeiro e ignorar clubes como o Alhandra que fazem todos os sacrifícios necessários para ter as contas equilibradas.

O Futebol do Alhandra não deve nada a ninguém, para isso foram tomadas decisões difíceis, e feitos sacrifícios enquanto outros acumulavam dividas. Mesmo assim o Complexo Desportivo do Alhandra Sporting Club, pelo qual tanto desesperamos e tantas vezes referido nos últimos tempos, corre o risco de ficar esquecido como uma mera promessa eleitoral.

Tudo faremos para que tal não aconteça, mas primeiro seria preciso entender onde está a coerência e equidade de tratamento da Câmara Municipal relativamente aos clubes do Concelho.

domingo, 18 de outubro de 2009

Resultados - 18 de Outubro


Iniciados:
Alhandra SC-6 / Ota-0

Juvenis:
Venda do Pinheiro-2 / Alhandra SC-2

Resultados - 18 de Outubro


Escolas:
Alhandra SC-1 / Castanheira-2

Infantis:
Alhandra SC-2 / vilafranquense-0

Juniores:
Alhandra SC-1 / Zambujalense-5


quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Homenagem ao Zé Duarte


Há pouco tempo houve alguém dentro do Alhandra que pensou em se fazer uma homenagem ao nosso colega José Duarte pelos mais de 30 Anos de Alhandra, espero pois que esta ideia não tenha ficado pelo pensamento, mas sim que se consiga fazer esta tal homenagem pelos serviços deste nosso colega, em minha opinião estas homenagens devem ser feitas com o homenageado presente.
Vamos mais uma vez provar que neste clube se consegue fazer grandes acções e pensar num curto espaço de tempo efectuar esta homenagem, deixo aqui já a minha desponibilidade para colaborar neste acção e espero ver a colaboração dos responsáveis de todos os escalões.

Não se esqueçam que temos que ser máis rápidos que a doença do nosso colega e amigo José Duarte.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Resultados - 10 e 11 de Outubro

Infantis:
Arrudense-3 / Alhandra SC-0

Iniciados:
Arrudense-1 / Alhandra SC-0

Juvenis:
Alhandra SC-1 / Arrudense-2


domingo, 11 de outubro de 2009

Alongamento muscular, uma actividade importante.

O alongamento é uma forma terapêutica elaborada para aumentar o comprimento de estruturas moles de tecidos, os chamados músculos encurtados, e desse modo permitir a extensão da amplitude do movimento. Só para exemplificar, repare nos animais domésticos, especialmente cães e gatos: sempre que se levantam, depois de um período de repouso, esticam-se demoradamente antes de se começarem a movimentar.
Antes da prática da actividade desportiva, seja ela qual for, - e também ao seu término -, os alongamentos são necessários para preparar a musculatura para um melhor desempenho físico ou para distribuir o sangue de maneira mais uniforme no tecido muscular. Esses exercícios proporcionam uma maior flexibilidade articular na execução dos movimentos.
Na prevenção de lesões musculares - como a contratura e a distensão - o alongamento é parte obrigatória da rotina entre os atletas profissionais, amadores e iniciantes no futebol.

Para os jovens desportistas o condicionamento e a regularidade desta prática trazem a estes importantes benefícios. Tais como:

· Aumento da flexibilidade do corpo em geral.
· Prevenção no risco de lesões antes da prática desportiva.
· Prevenção de contraturas irreversíveis.
· Recuperação com maior rapidez da amplitude do movimento normal das articulações.
· Preparação do corpo para o esforço, evitando riscos aos músculos esqueléticos, tendões e articulações.
· Após a actividade física, alguns alongamentos recuperam os músculos mais exigidos e cansados e já preparam a musculatura para a próxima actividade.

Cuidados no alongamento:
· Para quem não está acostumado, é preciso começar com cautela e de maneira progressiva. Mas alongue sempre no início de cada actividade física.
· Excesso de carga nos alongamentos pode, em vez de prevenir, prejudicar.
· Na execução do movimento alongado, observe a postura corporal.

Atenções:
· Dores musculares, lombares e tensões musculares podem ser diminuídas com alongamentos, principalmente após os jogos, as actividades mais intensas e as brincadeiras.
· Os alongamentos, na medida em que relaxam, podem regular as actividades do corpo.

Sensação de corpo relaxado:
· Relaxamento, este é a primeira sensação após uma série de exercícios de alongamento.
· Facilidade na movimentação motora.
· Desenvolvimento da consciência corporal. No alongamento, várias partes do seu corpo são focadas e você consegue entrar em contacto com elas.
· Auxilia na liberação dos movimentos bloqueados por tensões emocionais.
· Melhora e activa a circulação.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Gala do Desporto da Confederação do Desporto de Portugal

Tive hoje conhecimento que, para os Prémios da Gala do Desporto da Confederação do Desporto de Portugal estão nomeados:
- um Treinador do Triatlo do Alhandra Sporting Club para Treinador do ano.
- um Atleta do Triatlo do Alhandra Sporting Club integrado na Selecção Nacional Masculina de Sub-23.

Como não foi nomeado nenhum treinador ou atleta da Secção de Futebol do ASC (é o Sistema!), já fui votar e se conseguir, voto todos os dias, só porque são do Alhandra SC.

Para os que nem precisam pensar em quem votar, porque se são do ASC o voto já está garantido, aqui fica o endereço para a votação: http://galacdp.sapo.pt/

Para quem não sofre desta intuição só ao alcance dos predestinados fica aqui a sugestão, e os dados do “Mister” e da Equipa, que estão disponíveis no site:

Nome: Nuno Calvário
Data de Nascimento/Idade: 07-11-1983 / 25 anos
Clube: Alhandra Sporting Club
Resumo Curricular (aspectos mais relevantes):(Resultados desportivos de relevo; Pontos altos da carreira desportiva)- Treinador de vários campeões nacionais e vice-campeões Nacionais de seniores, juniores e juvenis
Três Palavras-Chave que definem o Treinador: Trabalho, Perserverança, Ambição


Equipa:
Selecção Masculina Nacional Sub 23
Atletas: João Pereira / João Silva / Miguel Arraiolos
Modalidade: Triatlo
Resumo Curricular (aspectos mais relevantes):(Resultados desportivos de relevo; Pontos altos da carreira desportiva)- Medalha de Ouro por Equipas no Campeonato da Europa de Triatlo
Três Palavras-Chave que definem a Equipa: Trabalho, Ambição, Juventude


Jogos - 10 e 11 de Outubro

10 de Outubro:

Infantis
Jogo Treino
Campo do Arrudense - 16H00
Arrudense / Alhandra SC

11 de Outubro:

Iniciados
II Divisão Distrital - Série 3
Campo do Arrudense - 10H30
Arrudense / Alhandra SC

Juvenis
II Divisão Distrital - Série 2
Campo da Hortinha - 10H30
Alhandra SC / Arrudense

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Jogos de Preparação - 3 e 4 de Outubro

03 de Outubro:

Escolas
Campo do Carregado - 11H00
Carregado / Alhandra SC

04 de Outubro:

Iniciados
Campo do Vialonga - 10H30
Vialonga / Alhandra SC

Juvenis
Campo do Hortinha - 10H30
Alhandra SC / Arrudense