terça-feira, 23 de junho de 2009

AFL - Assembleia do dia 22.06.2009

Direcção da AF Lisboa apresentou algumas propostas com o intuito de melhorar os campeonatos

Adesão de clubes associados foi satisfatória

A inscrição obrigatória de um massagista na ficha de jogo gerou aceso debate de ideias.


A AF Lisboa reuniu-se, ontem, em assembleia geral com um único ponto de ordem de trabalhos:
- Discussão e aprovação das alterações ao Regulamento de Provas Oficiais.

A afluência de associados foi satisfatória e a participação bastante importante, no sentido de que algumas propostas formuladas pela Direcção foram complementadas por algumas indicações dos representantes dos clubes. No que diz respeito à nomenclatura das provas, foi aprovado por unanimidade, que um clube que esteja inserido numa prova nacional só poderá participar com outra equipa da mesma categoria até à I Divisão Distrital Honra, não podendo esta equipa, nesta divisão, participar uma segunda fase ou ir à final, repescando-se a equipa classificada imediatamente a seguir na respectiva série, tendo esta norma efeitos a partir do próximo dia 1 de Julho.

Uma das matérias que mais polémica causou entre os presentes foi a discussão da apresentação da introdução obrigatória na ficha de jogo de um massagista habilitado com o referido curso ou equivalência. Foram muitas questões levantadas, nomeadamente no que diz respeito à certificação do massagista. Depois de muitas ideias lançadas para o ar, foi aprovado a obrigatoriedade de inscrição na ficha de jogo de um massagista nas provas das divisões de honra e seniores aos clubes que jogam como visitados. Refira-se que esta directiz entra em vigor na próxima época, sendo agora uma fase transitória.

Infantis e Escolas

No escalão de infantis há a registar o facto de ter sido aprovado que participarão no campeonato 28 clubes, divididos em séries a elaborar, tendo em conta a localização geográfica dos clubes em questão, sendo que os jogos serão efectuados aos sábados à tarde e são despromovidos oito clubes. Esta medida constitui uma importante inovação. Refira-se, porém, que o idêntico esquema para o escalão de escolas não foi aprovado pelos restantes representantes das associações.

Campos pelados com fim anunciado até 2012

No que diz respeito ao campo de jogos todos os associados se mostraram acordo com a proposta da Direcção, tendo sido aprovado, por unanimidade, o fim dos relvados pelados. A partir da próxima época, inclusive, as equipas que participam no campeonato distrital da I Divisão de Honra em seniores ficam obrigados a realizar os seus jogos em campos de relva natural ou sintética. Em 2011/12 a mesma norma estender-se-á aos clubes da I Divisão.

Mais um ponto no documento das alterações ao regulamento de provas que gerou discussão acesa deveu-se à permissão a um clube com duas equipas do mesmo escalão em divisões diferentes utilizar os jogadores do escalão da divisão inferior no escalão superior. Este ponto, diga-se, foi votado nominalmente, uma vez que o Sporting, representado por José Manuel Torcato, havia apresentado uma outra proposta diferente, também apoiada pelo Benfica, que se fez representar com Nené. Assim, acabou por ser a proposta da Direcção da Associação de Futebol Lisboa a vencer, com 283 votos a favor em detrimento dos 229 para a proposta leonina, ficando, assim, definida, uma das questões mais discutidas.

Texto retirado do Jornal A Bola

nota: Relativamente às alterações no escalão de infantis refira-se que a reportagem não é clara. O que aconteceu foi a criação da I Divisão Distrital, com 28 clubes, sendo os restantes incluidos na II divisão Distrital.

No que respeita ao Escalão de Escolas a proposta era dividir este escalão em 3 escalões etários, mas pelos vistos a proposta foi chumbada.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

A.F.L. - Comunicado N.º 105


Campeonato da II Div. Distrital de Juniores da A.F.L.
27/06/2009
17H00
Alhandra SC / Coutada
Campo da Hortinha

Recebemos hoje por fax um comunicado da A.F.L. informando da realização deste jogo no próximo dia 27.

O Jogo não se realizou na data prevista por falta de comparência do Coutada que nos informou uma hora antes da hora prevista para o jogo sem adiantar qualquer explicação.

Segundo nos foi informado pela A.F.L., a justificação do Coutada foi aceite e a decisão tomada foi de realizar o jogo.

O Alhandra tem de comparecer como qualquer outro jogo oficial do campeonato em que se inscreveu para a época 2008/09 e cuja ultima jornada já foi no passado dia 30 de Maio.

Obviamente que os treinos das equipas da época 2008/09 já terminaram, e obviamente que se o Coutada tinha uma justificação aceitável para não comparecer, concordo que não seja punido. Parece-me no entanto que a decisão de repetir o jogo vem punir o único “inocente” nesta situação, o Alhandra SC.

Infelizmente, continua em crescendo a desorganização que parece estar a tomar conta do Futebol, que este ano está a atingir níveis absolutamente inaceitáveis.

Fomos apurados para a fase de apuramento de campeão do Torneio Extraordinário de Juvenis da II Divisão e não houve fase final…

Fomos brindados com uma falta de comparência na última jornada do campeonato da II Divisão Distrital de Juniores e somos agora informados que temos de jogar esse jogo um mês depois do término desse campeonato….

Nas divisões distritais de seniores, não se decide nada e muitos clubes não sabem em que divisão ficam, alguns ainda se arriscam a ter de disputar jogos já com os jogadores de férias…

Tem de haver muito mais respeito pelos Clubes. Isto é totalmente inadmissível.


P.S.:

...

11º - Santa Iria - 37 pts

12º - Alhandra SC - 33 pts

13º - Coutada - 25 pts

...

Ainda por cima, qualquer que seja o resultado, a classificação não sofre alteração...


II Encontro dos Escolinhas do ASC







segunda-feira, 15 de junho de 2009

II Seminário de Formação no A.S.C

Vai se realizar o II Seminário de Formação no Alhandra, para todos aqueles que não tiveram oportunidade de estar no I Seminário ainda estão a tempo para se inscreverem para este, aqui deixo algumas formações que vão ser dadas:

- Pintura de balizas (a melhor maneira de se utilizar o pincel)
- Como se deve frezar um campo de futebol
- Diversos

A formação de como se deve pintar um posto médico este ano não vai ser dada porque ainda se está a espera da conclusão da 1º formação.
Estas formações seram dadas apos laboral até ao sol se pôr.

Ficamos a tua espera, não fiques tu a espera que os outros façam.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

2º Seminario Nacional - Treino de Formação (SLB)















Até parecia a nova equipa técnica para a época 2009/2010 do Benfica.


Quero agradecer ao nosso amigo mister Carlos Justino que parecia um verdadeiro Benfiquista.






P.S.: Seminário promovido pelo Gabinete de Formação do SL Benfica, e que foi frequentado pelos misters Carlos Justino, Nuno Felix e Vitor Hugo Machado.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

A nossa escolinha de formação " Sempre em altas" III











Neste fim de semana tivemos ao rubro , depois de participar no torneio organizado pela Academia do Sporting, conseguimos finalizar este torneio sem derrotas no modelo 4x4.
A todos nós os parabens pelo feito alcançado.
Jogadores Participantes :
Vasco Felix
Diogo Silva
João Pedro Lima
Esmael Dabl
Rodrigo Ferreira
Salvador

A nossa escolinha de formação " Sempre em altas" II




A nossa escolinha de formação " Sempre em altas" I






Mais um encontro Desportivo onde a nossa Escolinha de formação deu novamente cartas de campeões, a todos os nossos alunos os parabens pelo 3º lugar conquistado durante o Xira 2009 , e impressionante como com os valores que temos dentro do nosso clube e a quantidade de jogadores que temos vindo a gerir ainda não se conseguiu ter um campo novo para poder-mos evoluir mais .

Festa de Campeões de serie em Juvenis






E foi desta forma que terminamos esta época 2008/2009. Um agradecimento muito forte a todos os meus jogadores que esperaram e lutaram por este feito, a nossa equipa técnica, treinadores e massagista e direcção especialmente ao nosso coordenador desportivo Hugo Marques que já vem sendo hábito nos apoiar nos bons e maus momentos, a todos os pais que nos acompanharam.

A todos um grande obrigado.


terça-feira, 9 de junho de 2009

Mais um agradecimento...

Fomos novamente surpreendidos com uma redução substancial do subsídio camarário para 2009.

Mais uma redução de 2.550,00 Eur a juntar aos 5.204 Eur reduzidos no ano passado.

Esta é a prenda da CMVFX por termos as contas organizadas. Reduções substanciais nos subsídios e com o requinte de nos informarem já com o ano a meio.

Da minha parte, só me resta agradecer mais uma vez a gentileza...


sexta-feira, 5 de junho de 2009

Obrigado

A Equipa de Escolas do ASC aproveitou o III Torneio Manuel Dos Santos para entregar, em nome de todas as camadas jovens do Alhandra Sporting Club uma camisola do Clube ao Sr. Edgar Pereira.

Com este Donativo foi possível adquirir mochilas e sacos para os nossos atletas e técnicos usarem em representação do Clube. É com a generosidade e a confiança destas Pessoas e Empresas que temos conseguido dar melhores condições aos nossos atletas.

Em nome de toda a Secção de Futebol do Alhandra Sporting Club, o nosso muito obrigado.



Época 2008/2009 III - Treino de GR

Acerca do Balanço desportivo desta época que agora termina, faltou referir-me a um aspecto que considero da maior importância. O Treino de Guarda-Redes. Não me referi a este ponto porque sabia que ia ser um comentário extenso e preferi colocar num post à parte.

Foi possível esta época contar com o apoio de dois técnicos que trabalharam especificamente esta área, o Mister Nuno Nunes e o Mister António Rodrigues.

Ambos se aplicaram nesta tarefa, e se o Rodrigues, por imperativos profissionais e do curso que está a tirar nem sempre pode corresponder com a assiduidade desejada por nós e sei que por ele também porque que a vontade de ajudar era muita, no caso do Nuno com os Escolas e Infantis a evolução resultante deste trabalho, encarado com um profissionalismo notável, foi extraordinária.

Achava que este tipo de treino seria importante mas não o valorizava tanto como o valorizo hoje. Hoje acho imprescindível prestar este apoio aos atletas que jogam nesta posição tão específica.

E no caso do Nuno, por ter sido um trabalho constante, ininterrupto e de grande coerência ao longo de toda a época os resultados estão à vista. A motivação dos atletas para os treinos é incomparavelmente superior, a mentalidade com que encaram os jogos é muito mais sólida, e as qualidades técnicas e físicas apresentam melhoramentos visíveis até para mim que, tecnicamente, sou um leigo na matéria.

Não me quero alongar muito, por isso deixo aqui apenas o nosso muito obrigado, e se é um facto que por, motivos profissionais, ambos estão a pôr em causa a continuidade é também outro facto que a nós nos cabe fazer tudo o que estiver ao nosso alcance que seja possível continuar este trabalho, por que os nossos atletas bem o merecem.


quinta-feira, 4 de junho de 2009

Torneio Extraordinário de Juvenis - II Divisão


A fase final para apuramento do campeão do torneio extraordinário de Juvenis da II Divisão foi suspensa por ainda não haver decisão relativa ao processo do jogo Linda-a-Velha/Câmara, porque enquanto não sair uma decisão relativamente a este processo, falta ratificar o vencedor da Série 3.

Já é certo que a primeira jornada não será realizada no próximo dia 7 de Junho.

Espera-se que a decisão saia no decorrer da próxima semana, porque caso não seja tomada uma decisão, o mais provável é a A.F.L. proceder ao cancelamento desta fase final.

Toda esta informação foi recolhida pela Secção de Futebol do Alhandra Sporting Club, hoje à tarde, na Associação de Futebol de Lisboa.


III Torneio Mestre Sesimbra - Agradecimentos

Mais uma vez o Alhandra Sporting Club conseguiu organizar com sucesso o Torneio anual em homenagem aquele que foi e ainda é a grande referência da formação do ASC, o nosso já falecido Tí Sesimbra.

Bancadas compostas, cerca de uma centena de atletas em competição, num torneio que continua a ser um momento de confraternização que os nossos atletas e quem os acompanha durante toda a época bem merecem, pena que não tenhamos meios para fazer algo do género para todas as camadas, mas podemos e devemos dar continuidade a este evento, e esperar que tudo possa correr como tem corrido nos últimos anos.

A Organização esteve a cargo dos responsáveis da Equipa de Escolas (Rita Marques, Cláudia Martins e José da Cruz) e a eles em primeiro lugar os nossos parabéns, mas foram ajudados por muitos elementos, que muito trabalharam para que tudo corresse como planeado e a quem queremos aqui deixar expresso o nosso agradecimento.

Agradecimentos:

- Dancake(Machado, mais uma vez obrigado), à Nestlé e à Central de Cervejas, ao Bar do Hortinha e ao Supermercado Gi (antigo Maxi-Grula) pelos lanches fornecidos para os atletas.

- Ao Clube Recreativo de Alhandra por nos ter emprestado a sua aparelhagem.

- Digitejo por ter oferecido os Cartazes

- Ao Árbitros pela sua prestação voluntaria.

- Ao Vitor Hugo Marques, ao Mister Carlos Justino (responsável máximo pelo departamento de reposição de bola em jogo), ao Mister Felix, ao Vitor Lopes, à D. Dionilde, ao Sr. Rui Velhas, ao Tiago, ao Bruno, ao Telmo, ao nosso departamento médico e a mais algum que eventualmente me possa estar a esquecer, pela sempre prestável disponibilidade nas inúmeras tarefas que realizaram.

- Ao Bruno Costa que orientou impecavelmente o fornecimento dos lanches para todos os atletas nos dois dias de competição.

- Aos treinadores, atletas e Pais da equipa de Escolas de Futsal do Alhandra Sporting Club, pela formação da nossa equipa “B”. Para estes atletas foi a primeira vez no ano que jogaram futebol 7, contra equipas Federadas nesta modalidade. Parabéns pela vontade e pelo espírito com que encararam cada partida, sabemos que não é fácil.

- Ao Alenquer, Alverca, Carregado e ao Castanheira por nos terem honrado com a sua presença.

Se omiti algum agradecimento, o que é muito provável, peço desde já desculpa, mas a verdade é que correu tudo muito bem, graças ao trabalho de todos, e o intuito era deixar-lhes (a todos os que contribuíram) aqui o nosso muito obrigado.

III Torneio "Mestre Sesimbra" - FOTOS












1º Classificado: J. Castanheira

2º Classificado: FC Alverca
3º Classificado: Alhandra SC A

4º Classificado: Carregado

5º Classificado: S. Alenquer e B.

6º Classificado: Alhandra SC B



Melhor Técnico de Reposição de Bola do Torneio
Melhores árbitros do Torneio

Melhor Marcador - J. Castanheira

Melhor Guarda-Redes - Diogo (Alhandra B)

Fotos: Rui Pedro e Rui Macieira