quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Encher o campo

Depois desta discussão sobre o PDM, terrenos, leis, orçamentos, dividas, etc. Coisas que passam ao lado de todos os atletas, pais e gente que trabalha todos os dias no campo, não por desinteresse, mas por falta de informação e até por falta de ideias para fazermos ver a câmara que o novo parque desportivo é ou devia ser uma das prioridades para Alhandra, para que os nossos miúdos possam praticar desporto, terem uma vida mais saudável e todo o que dai a devem, mas como se vê, isso pouco motiva quem devia motivar, até porque somos uma população envelhecida e assim queremos continuar a ser.
Sem criarmos condições para prática desportiva, nunca vamos criar hábitos desportivos, não só futebol, porque nem toda agente gosta de jogar futebol, mas uma grande variedade de desportos, o que em Alhandra existe é um grande défice de infra-estruturas desportivas, só temos desportos aquáticos (VELA, CANOAGEM, TRIATLO) mas quem não sabe nadar, fica a ver, futebol, em que as raparigas só podem jogar em equipas mistas até aos 12 anos e não temos raparigas suficientes para fazer uma equipa, ou desportos de salão, ginástica no clube da Cimpor e na Sociedade, artes marciais, mas estes dois últimos já pesa na carteira e isso infelizmente não está ao alcance de todos.
Por isso uma boa lição que se dava a muita gente, era aproveitar este jogo no sábado, das escolas, no campo da hortinha contra o União, para mostramos que estamos vivos e bem vivos, que o desporto em Alhandra e em particular o futebol, está melhor do que muitos desejavam, tentar levar muita gente a ver a bola, encher o campo, como há muito não se vê, convocar todos os atletas, pais, amigos, dirigentes do Alhandra que queiram aparecer no campo e fazer uma grande festa. Por mim tenho estado a convidar toda gente que conheço e vou apelar a todos os meus atletas e pais, para comparecerem no sábado no campo. Já não falo da comunicação social (Mirante e Vida Ribatejana) porque esses são uns vendidos e só falam daquilo que lhes convém.
Por agora é tudo, espero que o campo possa encher e que no fim possamos fazer a festa, VIVA O GRANDE ALHANDRA.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Discussão do PDM ontem em Alhandra

Ontem foi o dia de discutir o PDM do concelho de V.F. Xira em Alhandra e entre muitos outros assuntos, foi falado no tão desejado novo campo de futebol, por iniciativa da Direcção do Alhandra SC. A única conclusão que se pode tirar do que foi falado é que existe um terreno que está catalogado como sendo destinado para o futuro campo do Alhandra SC e no âmbito do PDM pouco mais haveria para dizer.



No entanto, já que o assunto foi abordado, fiquei um pouco desiludido porque este momento era uma excelente oportunidade para tentar obter algo mais, para argumentar sobre a razão que nos assiste, para tentar obter algum tipo de compromisso do executivo camarário de, no mínimo, estudar melhor o assunto, principalmente quando a Sr.ª Presidente disse muito claramente que o Alhandra teria o terreno disponível assim que tivesse condições para construir o campo novo.
Mas infelizmente o assunto acabou por ser discutido de forma leviana e com momentos de pura fantasia, principalmente quando o que dominou o assunto do novo campo foi se a Hortinha depois fica para o Alhandra SC ou não.
Então nós não vemos forma de termos novo campo e à Direcção interessa discutir se depois de termos o novo campo ficamos com a Hortinha ou não? Parece que andamos a ver muitos filmes(de ficção científica) e assim corremos o risco de não ser levados a sério...


Obrigado pelos lanches

Boas, hoje venho falar de pessoas que nos vêm ajudado, há vários anos com o tão merecido lanche no fim de cada jogo, pessoas essas que nada têm haver com o futebol, mas que nem por isso deixam de dar o seu contributo para que os nossos miúdos possam ter algo que comer no fim de cada jogo, o que para muita gente é algo sem importância, para mim é algo imprescindível, porque depois de um jogo ao frio ou á chuva, uma simples sandes ou um bolo que até parece banal, para nós equipa técnica sabemos o que importante esse momento trás para o grupo, não só alimenta a barriga, como também alimenta a alma que ás vezes está bem vazia. Por vezes são essas pessoas que ligam a perguntar se não vou buscar o bem dito lanche, como se de uma obrigação se tratasse da parte deles, o que não é, é sim um gesto de bondade que todos os atletas agradecem do fundo das suas barrigas e às vezes da alma.
Temos 3 patrocinadores que gosto mais de chamar de 3 amigos, que nos oferecem os lanches, 2 deles nos jogos em casa, dividem nesse fim-de-semana o lanche, um dá o pão, que é a empresa “Piquete do Pão” do Miguel e da Sandra, e o outro dá o fiambre, queijo e os sumos que é o Bar "A Bóia” do Pedro Quintanicho, e para não os sobrecarregar, temos no outro fim-de-semana os bolos e os sumos que são oferecidos pelo Luís Machado, distribuidor de bolos da “Dan- Cake”.
A todos eles, a equipa de iniciados agradece não só esta época, como nas outras 2 que já passaram, o apoio que por vezes sem se aperceberem, vão dando a estes miúdos que espalham alegria cada vez que comem a sandes ou o bolo depois de um jogo, independentemente do resultado, mais uma vez o nosso muito obrigado a todos.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

2º JOGO INICIADOS

2º JOGO INICIADOS / ALHANDRA/ SOBRAL / 2-0
Melhor o resultado do que a exibição. Algumas alterações no 11 inicial, tanto nas posições dos jogadores como no esquema táctico. Jogamos em 4x4x2, mas estivemos muito lentos nas transições do meio campo para o ataque, lentos a soltar a bola, tentamos quase sempre as jogadas individuais, em vez das sempre mais bonitas e eficazes jogadas colectivas, o que nos leva a ter uma semana cheios de trabalho colectivo e jogos a 2 toques (o que todos gostam). Devido a isto criamos poucas jogadas para golo, mas mesmo assim marcamos ainda na 1ª parte (golo do André Oliveira) o que nos deu alguma calma e a partir dai já trocamos melhor a bola e até podíamos ter dilatado o resultado, com um pouco mais de calma já que o Leandro apareceu isolado e rematou ao lado. Continuamos sem sofrer golos, temos uma defesa quase sempre bem posicionada e com muita atenção o que é de louvar, até depois dos dois laterais terem sido substituídos, mantivemos sempre superioridade sobre o ataque. Na marcação rápida de livre, a isolar o Rodolfo que marcou o 2º golo com um belo chapéu. Em relação ao guarda-redes, mais uma vez o Mauro esteve sempre com atenção e bastante seguro o que se transmite a toda a equipa, também há que referir que o Mauro estava meio adoentado por isso fez um bom esforço em prol da equipa o que é de louvar. Em termos disciplinares 2 amarelos, desnecessários que podiam ter comprometido toda a equipa, também ai temos que trabalhar vícios que vêm de trás o que vai ser muito fácil. Com isto, às vezes as coisas não são como queremos, mas com a vontade de ganhar e a luta até ao último minuto ganhamos mais 3 pontos o que nos deixa a todos muito contentes e optimistas para o resto da época.

Mister:
Carlos Justino

Jogos - 01 e 02 de Novembro

Como acompanhar o desporto do seu filho?

Dentro de um ambiente desportivo positivo, as crianças têm oportunidade para fazer novas amizades, aprender novas técnicas e desenvolver novos interesses. A qualidade do processo de ensino-aprendizagem desportiva da criança é dita por Pais e Treinadores, onde os primeiros também são parte integral da equipa.
A atenção de qualquer programa desportivo para crianças, seja ao nível competitivo ou de recreação, deve focar essencialmente a aprendizagem e o divertimento, para depois integrar o espírito competitivo e providenciar uma boa experiência desportiva para toda a vida. A preocupação sempre no processo, não no resultado.
Este capítulo está delineado para ajudar os pais que pretendem assegurar que o seu filho (a) tenha uma experiência positiva no desporto, oferecendo informação básica pertinente. Nunca se esqueça que a educação desportiva começa muito antes de chegar ao terreno de jogo, começa em casa do jovem atleta.

Como criar um ambiente desportivo positivo para o seu filho(a)...

* Valorize o divertimento no processo de aprendizagem desportiva;
* Construa auto-estima na criança/atleta, dando relevo aos aspectos sociais (divertimento), físicos (esforço) e técnicos (desenvolvimento) da aprendizagem, e não tanto aos resultados (vitória);
* Reforce os valores (responsabilidade, disciplina, cooperação, honestidade e frontalidade) e valorize os princípios do fair-play (respeito pelos companheiros, adversários, treinadores, regras de jogo e árbitros);
* Construa na criança/atleta uma identidade desportiva inserida numa equipa/grupo de trabalho - não a valorize unicamente ou sobre os outros;
* Mostre interesse contínuo pela actividade desportiva da criança/atleta: esteja presente nos treinos, jogos e reuniões;
* Seja um bom espectador, reforçando positivamente e encorajando o esforço da criança/atleta;
* Seja cauteloso a discutir as aspirações desportivas, que podem produzir pressões desnecessárias;
* Discuta as opiniões que possui sobre as opções do treinador, longe das crianças/ atletas;
* Reforce as instruções do treinador, quando dialoga em casa com a criança sobre a prática desportiva;
* Conteste a presença de tabaco e álcool nos eventos desportivos da criança/atleta.
Comunicar com o seu filho(a) na competição...
As crianças não querem ouvir que jogaram bem quando elas próprias sabem que não jogaram;
Não acuse os outros jogadores, treinadores ou árbitros como responsáveis pelas derrotas. Pode fazer com que a criança não assuma as suas responsabilidade, delegando-a nos companheiros de equipa ou elabore desculpas;
Não diga que “este jogo não é importante”, já que este poderá ser para a criança;
Encontre algo positivo na performance da criança e dialogue com ela os factos relacionados com a aprendizagem e comportamento desportivo (seja realista!). Assegure que realiza algumas questões:
- Como te sentes acerca do que se passou no jogo?
- O que é que gostaste mais e menos no jogo?
- Divertiste-te no jogo?
- O que é que o Treinador te disse acerca do jogo?
- O que achas da tua exibição de hoje no jogo?


Retirado do Blog: http://formacaofutebolde7.blogspot.com/ (blog que apesar de não ser actualizado há algum tempo, tem matéria bastante interessante. Incide principalmente sobre o futebol 7 mas trata de assuntos de matéria comportamental comuns a vários escalões.)


domingo, 26 de outubro de 2008

Resultados - 25 e 26 de Outubro

Escolas:
Malveira-2 / Alhandra SC-1

Infantis:
Torreense-7 / Alhandra SC-0

Iniciados:
Alhandra SC-2 / Monte Agraço-0

Juvenis:
Mafra-4 / Alhandra SC-1

Juniores:
Alhandra SC-3 / Monte Agraço-3

Juniores

Os meus sinceros parabéns à equipa de juniores do grande ASC. Adorei a atitude da equipa, desde o guarda redes ao mister Rui Pedro, incansável no banco a dar instruções e motivação a uma equipa, no verdadeiro termo da palavra, que parecia perdida, mas que foi buscar forças ao seu "Mister" e jogadores mais experientes para dar a volta a uma situação muito complicada, pois os gajos do parque infantil tem boa equipa e entraram muito bem no jogo. A verdadeira mistica do lema "na hortinha ninguém passa" foi posta em prática sobretudo nos minutos finais da partida.
Força miudos acreditem sempre até ao fim!!!!!
Saudações Alhandrenses


sábado, 25 de outubro de 2008

Malveira 25/10/2008

Escrevo aqui depois de ter visto dos jogos que mais gozo me deram no futebol.
Já vi muitos e se Deus quiser muitos mais vou ver, mas o jogo hoje na Malveira dos Escolas do Alhandra, vai ser um daqueles que vai ficar na minha memória.
O Malveira tem uma equipa nitidamente bem trabalhada tacticamente, com excelentes valores individuais, mas a equipa do Alhandra demonstrou qualidade, humildade, vontade, entrega… tudo aquilo que nos orgulha ver nos nossos atletas e mesmo a perder 2-0 a equipa nunca desistiu e acabou perto do empate, num jogo onde ninguém merecia perder. Perdemos 2-1, mas que grande jogo, grandes equipas, uma manhã de futebol para mais tarde recordar, parabéns e obrigado!

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Sobre a notícia de processos instaurados no escalão de Escolas

A notícia sobre os processos instaurados por dupla inscrição de jogadores de 10 anos é de meados deste mês, do site http://www.maisfutebol.pt/ e vem mostrar a perfeita anarquia na qual se tornou o comportamento da denominada formação no futebol.
A nova regulamentação de transferências de jogadores jovens desvincula automaticamente os jogadores com menos de 14 anos dos clubes no final da época (acho muito bem) sem que os clubes tenham direito a qualquer valor futuro pela formação do jogador (acho mal). A partir dos 14 anos, os jogadores já não são livres de sair do clube e o clube tem direito, no futuro, a uma percentagem da transferência do jogador como compensação pela formação, caso ele se torne futebolista profissional. Na minha opinião, o clube deveria ter sempre direito a uma indemnização consoante os anos de formação que o atleta passou no clube, mas por outro lado os atletas deveriam ser sempre livres de sair, desde que não tenham contratos como profissionais.
O futebol é cada vez mais um negócio e com esta nova regulamentação é melhor para o “negócio” descobrir os jogadores cada vez mais jovens porque a Lei incentiva a isso e eu até entendo a posição dos clubes, apesar de não concordar com alguns métodos, mas tenho grande dificuldade de entender a atitude de alguns Pais, que são no meu entender, os grandes responsáveis por estas trapalhadas.

O futebol torna-se prioritário na vida de miúdos de 10 anos com a conivência e o incentivo dos Pais. Para um miúdo de dez anos, a preocupação deve ser a Escola, a sua formação, e aí julgo que o futebol, o desporto em geral, pode ter um papel importante como complemento dessa formação do Homem de amanhã, mas sempre como complemento da base da Educação que é a Família e a Escola. É por aos 10 anos, um jogador sair de Viseu (como nos exemplos dados na notícia) para um grande clube do Porto ou de Lisboa que o miúdo vai ser um profissional de futebol? Ou estaremos assim a limitar o futuro de uma criança, porque estamos a passar-lhe a mensagem de que o futebol é o mais importante?
Se parece quase irracional, então quando vemos as pressões dos clubes e as cedências dos Pais, a nível do futebol distrital… chegamos ao cúmulo do ridículo, à perca completa da noção do que deve ser prioritário e do que realmente é importante.
Não estou obviamente a criticar todos os Pais de atletas cujos filhos se transferiram de um clube para outro, nada disso, mas há casos onde nem sequer é equacionada a perturbação na vida dos miúdos, e dos próprios pais, porque o mais importante parece ser o futebol!!!

Notícia de processos instaurados a inscrições no escalão de Escolas

(…)Hélder Miguel Esteves Almeida, Euciodálcio Gomes, Gabriel Tomás Marques Lourenço Lopes e Bruno Miguel Gonçalves Lopes. Estes quatro meninos têm em comum o sonho de jogar num dos principais clubes do futebol português, mas partilham ainda o facto de estarem sob a alçada disciplinar da Federação Portuguesa de Futebol. O Conselho de Disciplina instaurou processos a todos eles porque dois clubes reclamam os seus serviços para a época 2008/09. (…) O Campeonato Distrital de Escolas da AF de Lisboa ainda não começou, mas Hélder Almeida prepara-se para a estreia pelo Sporting. O Benfica também o quer. Este menino de 10 anos treina durante a semana em Viseu, cidade onde vive, e ao sábado de manhã desloca-se a Lisboa para jogar pelos leões. Tem sido assim deste que formalizou a transferência para o clube leonino. Vai ser assim no dia 25 deste mês, pois não está impedido de jogar. «O Hélder treina durante a semana comigo no Académico de Viseu e joga pelo Sporting nos jogos particulares. Ele neste momento não tem noção que existe um processo na Federação por causa da inscrição dele. Está muito entusiasmado por estar no Sporting e só quer jogar», afirma ao Maisfutebol Júlio Rocha, treinador deste jovem avançado na época passada no Académico de Viseu e responsável pelo acompanhamento que lhe é dado actualmente. A fantástica campanha da equipa de escolas do Académico de Viseu na época passada, onde se sagrou campeão distrital sem derrotas (só um empate no meio de vitórias), fez com que os olheiros dos «grandes» mostrassem interesse nos miúdos da terra. «O Gabi foi para o Porto, o Kiko para o Benfica e o Hélder para o Sporting», enumera Júlio Rocha(...) «Fizemos um campeonato excelente, fomos a equipa com mais golos marcados, menos golos sofridos e isso chamou a atenção dos outros clubes. O que me revolta é que as pessoas não olham a meios para atingirem os fins e nem querem saber se o menino está ou não comprometido com um clube, depois dá confusão», sustenta o técnico Júlio Rocha. Seja qual for a razão, estas duplas inscrições aumentaram desde que foi liberalizada a circulação de jogadores até aos 14 anos.
O treinador campeão esclarece ainda que esta época continua a treinar Gabi uma vez por semana: «Ele treina comigo à segunda-feira e nos outros dias treina e joga no Porto. Foi isso que acordámos com o Porto e é assim que estamos a fazer. Ou seja, o caso do Gabi é semelhante ao do Hélder pois foi dessa forma que acordámos com os clubes.» Gabi e Hélder continuam a viver em Viseu e a treinar no clube que os projectou. As rivalidades entre F.C. Porto e Sporting não interferem nestes casos, pois são os responsáveis dos clubes que definem o trabalho que é realizado. Júlio Rocha lamenta que o sucesso de uma equipa de escolas cause tanta confusão nas instâncias federativas: «Qualquer um destes jogadores está no lote dos cinco melhores a nível nacional, mas é de lamentar tudo isto pois os únicos prejudicados são os miúdos.»



A Direcção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) deliberou, no dia 16 de Março de 2007, «que a transferência de atletas de idade inferior a 14 anos será efectuada sem necessidade de autorização» do clube anterior. Ou seja, a inscrição de menores de 14 anos é livre, carecendo apenas de autorização parental. Mas, a verdade é que depois desta liberalização, que exclui a necessidade de qualquer acordo com o clube anterior, registou-se o aumento de reclamações e a existência de «duplas inscrições». Os campeonatos distritais de escolas ainda não arrancaram, mas o Conselho de Disciplina da FPF já instaurou processos a quatro atletas. Hélder Miguel Esteves Almeida, Euciodálcio Gomes, Gabriel Tomás Marques Lourenço Lopes e Bruno Miguel Gonçalves Lopes estão a contas com processos disciplinares pois são reclamados por dois clubes. Benfica, Sporting e F.C. Porto são os emblemas que estão envolvidos nestes processos. A FPF ainda não tomou uma decisão, mas João Leal, responsável do departamento jurídico da FPF, garante ao Maisfutebol que os jogadores não vão ficar sem jogar. «Nós lançamos as inscrições e quem primeiro chega é que é servido. Ou seja, o que conta é a primeira inscrição do jogador numa Associação para a época em curso. Às vezes os clubes nem sabem que o jogador assinou por outro clube e quando vão lançar a inscrição percebem que a mesma não é validada pois o atleta já está inscrito noutro clube. Nestes casos os jogadores podem jogar pelo clube que o inscreveu primeiro, pois só daqui a um mês ou um mês e meio haverá uma decisão», justifica. «Dupla inscrição é banal por falta de civismo» Os regulamentos federativos contemplam que crianças com 10 anos podem ficar suspensas, por exemplo, entre um a quatro meses, mas João Leal acredita que tal não irá acontecer nestes casos: «O registo tem a vida desportiva do jogador e não se pode alterar isso sem mais nem menos, pois é um acto público. Os pais que se responsabilizam pela inscrição dos filhos infelizmente não estão sob a alçada disciplinar da FPF, mas a verdade é que deveria haver mais pedagogia, mais civismo. A verdade é que isto é cada vez mais uma selva, onde vale quase tudo e num mês assinam uma inscrição e depois assinam outra. É um problema cívico, mas acredito que estes casos vão ser revolvidos rapidamente». (...) Mais do que a validação da inscrição que chega primeiro, João Leal prefere sublinhar que tudo isto era evitável se os pais não assinassem mais do que uma inscrição. «Processos de dupla inscrição são banais na Federação. É lamentável, mas é essa a realidade. Este ano estranhamente os grandes estão envolvidos, pois pela sua organização interna não é normal que isso aconteça.» Enquanto não há uma decisão final da FPF a incerteza está instalada nos clubes e nos miúdos que começam a ser obrigados a lidar com questões jurídicas ao mesmo tempo que vêem realizado o sonho de chegar a um dos grandes do futebol português.


Noticia do site http://www.maisfutebol.pt/ de 19-10-2008


Mais uma lesão na Familia Alhandra

Venho aqui prestar o meu apoio á familia Félix pela lesão que sofreu (braço partido) a sua filha a praticar desporto, para ela as rápidas melhoras em nome de toda a equipa de iniciados, um grande beijinho de carinho.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

A.F.L. - Subidas de Divisão e Apuramentos para as 2ªs Fases

Juniores A - 2ª Divisão Distrital
2 séries de 16 clubes
Sobem 5 clubes - 2 de cada série e o clube vencedor de um jogo entre o 3º classificado de cada série.

Juniores B (Juvenis) - 2ª Divisão Distrital
3 séries de 12 clubes e 2 séries de 11 clubes
Sobem 5 clubes - O primeiro classificado de cada série.

Juniores C (Iniciados) - 2ª Divisão Distrital
2 séries de 12 clubes e 4 séries de 11 clubes
Sobem 5 clubes - Os 1ºs classificados de cada série, vão disputar uma segunda fase da qual sobem os primeiros 5 classificados.

Juniores D (Infantis) - Distrital
1 série de 14 clubes e 4 séries de 13 clubes
São apurados para a 2ª Fase "A" o 1º e 2º classificado de cada série.
Os restantes clubes ficam apurados para a 2ª Fase "B"

Juniores E (Escolas) - Distrital
6 séries de 14 clubes
Para a 2ª Fase são apurados:
Para o Grupo 1 do 1º ao 4º classificado de cada série
Para o Grupo 2 do 5º ao 8º classificado de cada série
Para o Grupo 3 do 9º ao 11º classificado de cada série
Para o Grupo 4 do 12º ao 14º classificado de cada série

Iniciados em Igreja Nova (19/10/2008)

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Jogos - 25 e 26 de Outubro

Informação sobre o Fernando

Venho informar que o Fernando foi operado ontem pelas 20 horas e que tudo correu bem estando o regresso do Fernando a casa agendado para sexta feira, depois da invasão da equipa de Iniciados a porta do bloco operatório. Fomos forçados a abandonar o hospital devido ao nosso atleta Rodolfo que não deixava as enfermeiras e médicas em paz.

Tenho recebido vários contactos dos páis dos nossos atletas e não só para saberem do estado de evolução do fernando, a todos eles o muito obrigado

No coments

terça-feira, 21 de outubro de 2008

O Alhandra não pára!!

Olá a todos!!!

A estrutura está montada e vê-se continuidade e alguns frutos no trabalho que tem vindo a ser realizado.
Os mais velhos já começaram e os Escolas têm a sua primeira deslocação da época já no próximo sábado à Malveira.
No passado sábado fizemos a apresentação aos nossos sócios no jogo contra o Povoense e apesar do resultado positivo deu para nos apercebermos que ainda temos muitas arestas para limar.
Este ano o calendário de jogos não abonou tanto a nosso favor como na última época, pois as equipas que temos de visitar prezam quase todas pela distância da nossa terra, o que implica um maior esforço da parte dos atletas e dos seus familiares. Desde já queremos agradecer a estes o apoio que têm dado à equipa técnica, o que tem contribuído para o bom ambiente e harmonia que se sente no grupo.
Temo-nos mostrado uma equipa no verdadeiro sentido da palavra pois entre pais, atletas, equipa técnica e todos os elementos envolventes do nosso ASC temos jogado todos na mesma direcção!
Pessoalmente só tenho que agradecer por fazer o que gosto, num grupo que é um privilégio fazer parte.
Acabo este meu texto com umas palavras de apoio ao Fernando. Em meu nome e em nome de toda a equipa de Escolas desejamos que a operação de hoje corra pelo melhor e que a recuperação seja rápida.

Curso de Treinador Nivel I

Ontem foi o primeiro dia do Curso de Treinadores de Nível I da A.F.L. e a frequentar esse mesmo curso temos dois elementos da Secção de Futebol do Alhandra SC, os treinadores Felix e Rita.
A eles desejamos muito boa sorte, nesta fase de aprendizagem certos de que depois do curso terão bases mais sólidas para continuar o nobre trabalho que têm vindo a fazer em prol do futebol do Alhandra SC.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Equipa técnica de Iniciados

Depois da lesão do mister Paulo no treino de sexta, temos o mister Carlos Justino também em baixo, onde ele tem o nosso apoio.

Coincidências…

Fim de semana de muitas vitórias para as equipas de futebol do Alhandra SC, excepção feita à equipa de Infantis que como já tínhamos dito anteriormente, por via de uma série de especificidades e contrariedades, tem pela frente um trabalho difícil. Os resultados vão certamente aparecer, fruto do trabalho que está a ser feito, mas não são neste momento, o mais importante.
Grande vitória dos Escolas no último ensaio, primeira vitória dos Juniores na segunda jornada do campeonato e início vitorioso e promissor de Juvenis e Iniciados.

No entanto, pessoalmente, dois momentos marcam o fim-de-semana.

Sábado, o regresso à competição oficial do atleta Tiago Alves, lesionado há um ano, depois de ter fracturas múltiplas no braço num jogo em Campelos e de muitas, mas mesmo muitas complicações na recuperação. Foi um ano sem poder jogar à bola, mas tenho a certeza que no passado sábado isso tudo passou para trás das costas, finalmente!

No Domingo, quando estava junto com o Vitor Hugo na sala de espera do Hospital de Torres Vedras, lembrei-me que há exactamente um ano atrás estava naquele mesmo sitio enquanto esperava notícias do Tiago e quis o destino que no fim-de-semana de regresso do Tiago aos jogos, no mesmo Hospital, passado um ano, outro atleta do Alhandra estivesse lesionado com uma fractura, mas felizmente de menor complexidade.

Foi o atleta Fernando Rosa que sofreu fractura do perónio no Domingo e ao qual vamos todos dar o maior apoio possível para que tudo corra pelo melhor. A ansiedade e a preocupação são normais nestes momentos e até tudo estar normalizado, mas agora é tudo uma questão de tempo e de paciência.

1º jogo Iniciados

1º Jogo iniciados: IGREJA NOVA-ALHANDRA 0-2.
Como já aqui tinha referido aqui no blogue, no 1º jogo devia de haver alguns nervos, mas não notei, entramos como se há muito tempo jogassem juntos, o que foi muito bom.
O que mais gostei de ver, foi uma equipa organizada tanto a defender como a atacar, o que nestas idades ajuda muito, porque ocupamos bem os espaços e não deixamos a outra equipa sair a jogar, também já tivemos mais entreajuda em relação aos sectores ou seja o meio campo já ajuda mais a defender e também no ataque, porque é muito habitual o meio campo limitar-se a defender ou só atacar não se incluindo nas jogadas ofensivas e muito menos se preocupa em defender, porque já correram muito para a frente e até às vezes mal, depois custa muito vir ajudar os colegas a defender, que eles até costumam resolver(ás vezes) mas este domingo já não jogamos muito assim.
Apesar de na 1ª parte o resultado fosse 0 a 0 até jogamos melhor do que na 2ª parte, criamos muitas oportunidades, falhamos alguns golos tivemos 1 bola na barra e o nosso guarda-redes teve pouco trabalho, mas esteve sempre concentrado o que para um guarda-redes que tem pouco trabalho às vezes não é fácil.
Na 2ª parte vieram os golos para alegria de todos, depois do primeiro golo(marcou o Bruno), tivemos e bem que lutar mais um pouco, mas sempre em busca do 2º golo(marcou o Hugo Marques) que veio mesmo no fim mas soube muito bem, porque já o merecíamos há muito tempo e veio acalmar os nervos de todos os que foram ver o jogo, a eles, membros da nossa grande claque o nosso muito obrigado pelo apoio que é sempre muito importante.
Vou agora falar do nosso grande Fernando que infelizmente fracturou o perónio, e vai ter que ser operado, o Fernando teve o espírito de verdadeiro jogador do Alhandra, corajoso, para um miúdo com a perna partida a sua coragem foi uma grande lição de calma, coragem e valentia para todos nós, ver os seus colegas abraçados, a dizerem que tinham que ganhar, para poderem dedicar a vitória ao Fernando e depois dos golos toda a gente gritava o seu nome, para mim apesar da grande tristeza e preocupação pois o Fernando tinha ido para o hospital foi um momento bastante emocionante, porque a nossa amizade deve vir ao de cima nestes momentos mais complicados e isso para mim é o que levo do futebol, uma grande amizade e carinho por estes miúdos todos.
Quero também deixar uma palavra de apoio aos familiares do Fernando pela compreensão e deixar claro que o Alhandra tudo vai fazer para que o Fernando recupere bem e depressa.

Mister
Carlos Justino

Operação do Fernando

Informa-se que o nosso colega vai ser operado amanhã á tarde em Vila Franca de Xira.

Resultados - 19 e 20 de Outubro

Escolas (jogo treino):
Alhandra SC-3 / Povoense-0

Infantis:
Alhandra SC-0 / Arrudense-7

Iniciados:
Igreja Nova-0 / Alhandra SC-2

Juvenis:
Alhandra SC-4 / Frielas-0

Juniores:
Fonte Grada-0 / Alhandra SC-1


domingo, 19 de outubro de 2008

A lesão do Fernando

Um inicio bom para a equipa de Iniciados, com bom futebol mas com um contratempo, a lesão do atleta Fernando Rosa, a fractura do perónio ao intervalo. Uma situação bastante complicada para um jovem que mesmo a caminho do hospital me perguntava: "e agora, quando vou poder jogar?".
Aqui se vê que afinal o Alhandra tem quem esteja preocupado em o representar, mesmo sem saber a gravidade da lesão. Depois de ser assistido em Torres Vedras foi transferido para Vila Franca de Xira, onde já levava quase a certeza que teria que ser operado a perna para a colocação de 2 parafusos. Em Vila Franca ficou com a certeza que teria que ficar internado, mas a grande preocupação deste nosso atleta é que não ia ter os amigos junto dele, por isso deixo aqui um pedido a todos os atletas que contactem a equipa técnica para uma visita ao Fernando no Hospital de Vila Franca de Xira.
Para terminar acabei de falar com a mãe do Fernando que vai passar as noites com ele no hospital, e ele está um pouco animado mas da parte dela ficou bastante admirada com o apoio bastante positivo que o filho teve por parte dos elementos do Alhandra e alguns apoiantes que se deslocaram ao hospital.

sábado, 18 de outubro de 2008

Notícia de última Hora - Fim do Tabú

A dúvida que pairou durante a última semana na mente dos nossos milhares de leitores pelo mundo fora, pode finalmente ser desfeita. A Mala nova do Dr. José Manuel Duarte (Dr. José Duarte para os amigos) foi finalmente estreada no jogo de hoje dos Escolas (e que bela estreia numa vitória por 3-0 frente ao Povoense), apesar das incansáveis pressões para que a mala fosse estreada somente no Domingo.

O Blog Futebol D’Alhandra não se limita a dar a notícia mas também a providenciar provas da mesma. Em baixo a foto da estreia…








sexta-feira, 17 de outubro de 2008

NERVOSISMOS À PARTE.

.INICIADOS.
Domingo começa o nosso campeonato, temos a deslocação ao campo do Igreja Nova. Como devem calcular, nestas idades é fácil os miúdos ficarem com ansiedade e com os nervos a flor da pele, próprios do 1º jogo, porque para muitos chegar a casa e á escola com uma derrota, não é fácil, enfrentar colegas que jogam noutros clubes e que até não correu mal o fim-de-semana para as suas equipas, ou papás, que a primeira pergunta que fazem, é, ganhaste. Mas para nós, equipa técnica, também é um grande desafio fazer com que os miúdos não sintam muita ansiedade negativa. Fazer ver a todos, que jogar á bola ao domingo de manhã, é aquilo que passamos a semana inteira a espera e que provavelmente é aquilo que mais gostam de fazer e das poucas coisas que os faz levantar da cama, sem que o despertador tenha que tocar. Por isso, o que têm de fazer é fácil, basta divertirem-se a jogar á bola, jogar o jogo pelo jogo, correr, saltar, cair, levantar e como é óbvio marcar golos, que no fundo é aquilo que faz correr em direcção do colega, para todos juntos festejarmos, o tão procurado GOLO. Por isso desejo a todos, um domingo cheio de vontade de jogar á bola, e não se esqueçam que vocês são uns privilegiados, além de jogarem á bola jogam no ALHANDRA.

Boa sorte para nós e para todos os outros escalões do GRANDE ALHANDRA.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

1º Encontro desportivo da nossa escola de formação 2008\2009


No passado 12 de outubro, na Póvoa Santa Iria realizou-se o primeiro encontro desportivo da época , organizado pela escola de formação do Sporting Clube de Portugal.

Como não podia deixar de ser o Alhandra Sporting Club esteve presente com seis equipas, 2 de minis , jogadores nascidos em 2002 e 2003, escolinhas nascidos em 2000 e 2001 , e escolas nascidos em 1998 e 1999.





Resultados:
Alhandra A -8 - Sporting B- 0 -- Minis
Sporting A - 2 - Alhandra B -4 -- Minis
Alhandra A -5 - V.Setubal -1 -- Minis
Alhandra B -3- Bucelenses -1 --Minis
Alhandra A -9- Sanjoanense -0 -- Minis

Alhandra A -3- Sporting A -2 --Escolinhas
Alhandra B -1- Sporting B -4-- Escolinhas
Alhandra A -0- Benfica -2--Escolinhas
Alhandra B -2- Sanjoanense - 3-- Escolinhas

Alhandra A -2- Sporting A -0-- Escolas
Alhandra B -0- Sporting B -4-- Escolas
Alhandra A -3- Oriental -4 --Escolas
Alhandra B -1- Benfica -5-- Escolas

Além de competição foi tambem uma diversão completa, até a proxima!

Tabú

Em mais um exclusivo do Blog Futebol D'Álhandra, aqui vos deixamos com as primeiras imagens das novas malas do Departamento Médico do ASC.

As malas foram entregues apenas há algumas horas mas já estão a causar enorme agitação, principalmente por se ter feito tabú da data da estreia da mala por parte do Sr. Dr. José Manuel Duarte. Será que a mala vai ser estreada no jogo de apresentação de Escolas no Sábado frente ao Povoense?

Não há certezas sobre este assunto e a dúvida mantêm-se apesar da grande curiosidade e consequente pressão dos meios de comunicação social.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Já começaram campeonatos...

Sábado fui até Mafra ver o primeiro jogo oficial da nossa equipa de infantis e confesso que tive dificuldade em dar com o campo. Mafra tem dois relvados naturais no Estádio Municipal, mais um sintético e um relvado natural nas instalações do Clube e como devem compreender, quem vem de Alhandra como eu fica logo meio zonzo com tanta abundância mas, finalmente lá cheguei ao destino. Perdemos 5-0 mas até nem jogámos nada mal, foi o melhor jogo que vi desta equipa até agora e apesar de correr o risco de parecer imparcial, o resultado foi demasiado pesado, e ao intervalo (3-0) nem sequer merecíamos estar a perder. Na segunda parte o Mafra foi superior e fez por merecer a vitória.

Chegado à Alhandra, ainda deu tempo para ver os últimos minutos dos Juniores. Estreia no campeonato com direito a fotógrafo oficial e tudo num empate a um golo com o Santa Iria. Segundo os comentários foi uma exibição aquém do esperado, mas melhores dias virão certamente, até porque o campeonato ainda agora começou.

Sábado vai ser o jogo de apresentação dos Escolas de manhã na Hortinha, à tarde jogam os Infantis frente ao Arruda também na Hortinha enquanto os Juniores deslocam-se ao Campo do Fonte Grada. Domingo, começa o Campeonato para os Iniciados (fora com o Igreja Nova) e Juvenis (na Hortinha contra o Frielas).

Agora que tudo começa a entrar em velocidade cruzeiro para a nova época, deixo aqui um desejo, o de ver mais pessoas nas bancadas do que no ano passado, os Atletas e todos os que trabalham diariamente na Hortinha bem o merecem.

domingo, 12 de outubro de 2008

Resultados - 11 Outubro 2008


Infantis:
Mafra-5 / Alhandra SC-0

Juniores:
Alhandra SC-1 / Santa Iria-1

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Infra-estruturas

Em relação ao “post” anterior e do projecto de remodelação do complexo desportivo do união vilafranquense, que não restem dúvidas que nada me move contra o união e a melhoria das condições das suas infra-estruturas, muito pelo contrário, que tenham as melhores possíveis. O que me revolta é a desigualdade de oportunidades que são dadas aos clubes do Concelho e dessas desigualdades favorecerem quem não cumpre.

Como é possível que depois da espiral de endividamento na qual entraram o FC Alverca e o UD Vilafranquense, que estes clubes continuem a ser premiados com infra-estruturas de primeira enquanto o Alhandra SC que optou por não pôr em causa a sua saúde financeira pela equipa de futebol (acabou com os seniores e está completamente voltado para os escalões de formação) continua a ter as piores infra-estruturas do Concelho?

Se o Alhandra SC tivesse um novo campo, com as condições mínimas para poder apostar na formação, não me importava que fossem dadas estas condições aos outros clubes ou até melhores, agora está a tornar-se insuportável sermos os únicos a continuar a trabalhar sem infra-estruturas decentes.

Neste momento (como me diziam ontem, com toda a razão), temos camadas jovens no Alhandra, mas ter camadas jovens não significa ter uma escola de futebol, ter formação. Isso não temos! Para ter formação no futebol do Alhandra, além de estabilidade financeira (já temos) e de competências ao nível dos Recursos Humanos (estamos a apostar na formação dos elementos da Secção de Futebol), necessitamos de infra-estruturas que não temos nem existem perspectivas de virmos a ter.

Pergunto:

- Será que os responsáveis (Direcção do A.S.C., Junta de Freguesia de Alhandra, Câmara Municipal de Vila Franca de Xira) estão conscientes que o futebol está mais perto do que nunca de acabar no Alhandra SC?

- Será que isso os incomoda?

Pertencemos ao mesmo Município?





(retirado do panfleto do programa Polis XXI da C.M. de Vila Franca de Xira)



quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Novidade de última Hora



O Blog Futebol D'Alhandra consegue trazer em primeira mão, para os seus milhares de leitores diários, as primeiras fotos do protótipo de Cachecol ASC da colecção 2008/09, projectado pelo Gabinete de Design do Clube.

Este era, a par do paradeiro do Bin Laden e da data da inauguração do Sintético em Alhandra, um dos segredos mais bem guardados a nível mundial esperando-se a todo o momento, melhorias na crise financeira mundial só pelo simples anúncio do lançamento deste produto.

Sem mais, aqui vos deixo as fotos do modelo de Cachecol do futebol do A.S.C. para a nova época...

AGRADECIMENTOS

Venho aproveitar e agradecer aqui no blog do Alhandra a todos os que estiveram na inauguração do acesso da auto estrada com cartazes a exigir o sintético para Alhandra, aos que estiveram com os barcos á vela, que essas mesmas velas traziam escrito "queremos um campo sintético em Alhandra" e também agradecer aqueles que estão a pensar ir a discussão do PDM em Alhandra também para exigir o campo sintético para Alhandra.
Para concluir porque sei que muita gente anda farta de me ouvir aqui fica uma frase de um filosofo Ucraniano "eu que nada faço e ganho estou cá e vós que trabalham e ninguem os ajuda fartam-se e vão-se embora"

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Conversa...

Conversa num destes dias entre um elemento da Secção de Futebol do A.S.C. e uma Eng.ª da Câmara a respeito do Saibro para o Campo:

Eng.ª: Isto não é fácil porque é muito saibro, sabe quanto é que vai custar?

ASC: Por acaso não sei o preço do saibro mas olhe, se é assim tão caro ponha um sintético, para poupar...


segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Obras na Hortinha

Apesar dos trabalhos já terem terminado há algum tempo, reparei que ainda nem sequer se tinha agradecido aqui no blog pela obra e como mais vale tarde do que nunca, o mínimo que se pode fazer é agradecer e registar aqui quem levou a cabo esta nobre empreitada.

O que começou por ser uma simples abertura de valas nas laterais do campo em Julho, para durar aproximadamente uma semana, acabou por demorar muito mais tempo. Com outros acabamentos e melhoramentos que foi possível fazer a obra está concluída e vai ser complementada pelo novo piso que esperemos não tarde muito a vir.

Além das já referidas valas que foram feitas de raiz, foram também arranjados colectores de esgoto partidos, substituídos tubos de água podres, acrescentadas caixas para recolha da terra, e tudo isto com uma pá partida, um carrinho de mão, uma picareta emprestada e uma Enxada…. Ah… e 0.000.000,00 euros! Para quem como eu não percebe nada de obras e viu o estado em que o campo estava semanas após termos começado a obra…parecia impossível que tudo chegasse a bom porto, mas a verdade é que chegou.

Os Engenheiros da obra foram: o Vitor Hugo Marques(chefe-de-obra), o Carlos Justino, o Nuno Felix, o Rui Pedro e ainda do César(em part-time). O Zé da Cruz esteve sempre disponível para tratar dos assuntos pendentes durante o dia, para que conseguíssemos prosseguir com a obra à noite. A eles um muito obrigado.

Sair do trabalho, para ir para o campo cavar, chegar a casa fora de horas para jantar, cansados e cheios de terra, durante varias semanas, como me disseram um dia desses “isso não é trabalhar pelo clube, desculpa lá mas isso é uma doença… e gravíssima!”

Temos de agradecer também à Ciarga Alhandra (Sr.ª Helena Silva e Eng.ª Graciete Sardinha) pela argamassa, à Cimianto (Sr. João Rodrigues) pelos tubos, ao Bispo pela ajuda na reparação da canalização, à Junta de Freguesia pela gravilha e à Câmara Municipal pela areia e pelo cimento. Obrigado também à equipa do SMAS que esteve na Hortinha nos dias 19, 21 e 22 de Julho pela disponibilidade que demonstraram (a contrastar com da falta de vontade de alguns Encarregados e Engenheiros do SMAS).

Na segunda fase dos melhoramentos era para nivelar o campo e preenchê-lo com Saibro e contámos com alguma abertura da C. M. de Vila Franca de Xira e ajuda da Junta de Freguesia de Alhandra. O Campo já foi nivelado, agora só falta vir o Saibro (espero que brevemente).

Com isto é expectável que o campo não ganhe tantas poças, que as caixas consigam escoar a água convenientemente e que o piso não seja tão agressivo como nos últimos anos. Mas fica desde já o aviso, o Campo tem problemas que obras nenhumas resolvem, por isso os problemas foram minimizados, não foram eliminados.

Barrigada de futebol do Alhandra na passada semana

No próximo fim de semana vão começar os jogos oficiais (Juniores e Infantis) e enquanto todos se preparam, na ultima semana consegui ver os Juniores em Vialonga, os Infantis na Castanheira e o jogo de apresentação dos Iniciados na Hortinha frente ao Povoense, também jogaram os Juvenis, em Ribamar no Sábado e em Agualva no Domingo, mas estes jogos não vi, espero que o Mister Vitor Hugo possa nos contar como correram os jogos aqui no blog, a não ser que seja matéria sigilosa e como o segredo às vezes é a alma do negócio e pode haver interesse de não revelar pormenores aos nossos adversários que, sabemos de fonte segura, são leitores assíduos aqui no blog. :)

Com os Juniores perdemos em Vialonga, ainda não ganhamos na pré-temporada, mas também os jogos foram sempre contra equipas de divisões superiores. Na próxima semana vamos defrontar o Santa Iria em casa, esperamos entrar no campeonato com o pé direito, temos valores individuais com qualidade mas ainda continuamos a trabalhar para ter uma equipa e se conseguirmos ter uma equipa forte e consistente, temos motivos para esperar um bom desempenho ao longo do campeonato.

Os Infantis revelam problemas diferentes, próprios da idade, de uma equipa que tem jogadores que nunca jogaram futebol 11, outros que nunca tinham sequer jogado à bola. Sei que o Mister Paulo e o Mister Tiago vão ter muito trabalho pela frente, mas sei também que estão motivados e preparados para o fazer, numa primeira fase em que vão defrontar equipas tradicionalmente muito difíceis, mas com tudo se aprende e se tiram ilações que nos ajudam a ser mais fortes. Esta equipa precisa principalmente de tempo.

Do jogo dos Iniciados (únicos que ainda não tinha visto esta época) gostei do que vi, apesar de algumas quezílias desnecessárias (prontamente resolvidas de forma exemplar pela equipa técnica), que num jogo oficial podem sair muito caro à equipa e é na equipa que temos de pensar sempre em primeiro lugar.Foi uma vitória expressiva e merecida contra uma equipa da mesma Série, mas mais do que o resultado mostramos boa organização.
Quando todos os jogadores se concentrarem em cumprir a sua função e pensarem sempre na equipa em primeiro lugar (o Futebol é um jogo colectivo, onde o sucesso da Equipa é o sucesso de todos os indivíduos que a compõem, mas o sucesso de um individuo não significa o sucesso da Equipa), vamos conseguir traduzir em resultados todo o trabalho.

E os campeonatos que nunca mais começam…

UM DIA SERÁ ASSIM

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

BAR NA FEIRA

O Alhandra vai ter um bar na feira de Outubro, no campo do cevadeiro mesmo naquela terra a seguir á marinha, alguns de nós (como sempre) vamos estar a trabalhar no dito bar por isso peço a comparência de todos os que forem visitar a feira, temos várias surpresas a cargo do Hugo Marques e do Nuno Félix (tipo coyote bar).


Carlos Justino

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Saibro nem vê-lo ...

... depois de tudo combinado para substituir o pó de pedra por saibro com goma, eis que hoje sou surpreendido pelo Dep. de Obras da C.M.V.F.X. com a noticia de que afinal, o saibro não ia chegar a tempo.

Ficou então combinado, lá mais para a frente quando o saibro chegar, fixarmos uma nova data para a substituição do piso. Para já, só não foi tempo perdido porque o campo foi nivelado, mas confesso que estou um pouco desiludido porque pensava que este assunto ficava encerrado de vez, pelo menos para esta época…

Entretanto os treinos voltam à Hortinha já hoje. Sábado será para fazermos as novas marcações e Domingo será o dia da estreia do pré-futuro-semi-novo piso com o Jogo Alhandra–Povoense em Iniciados.